Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 28/10/2015 às 11:24:51

Planos de saúde perdem mais de 164 mil clientes em setembro

Quem busca plano de saúde sem vínculo empregatício atualmente precisa recorrer a soluções alternatívas

Os planos de saúde brasileiros perderam 164,4 mil clientes em setembro, o que representa queda de 0,3% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (Iess), entidade sem fins lucrativos. O país soma 50,26 milhões de beneficiários.

No terceiro trimestre deste ano, a queda foi ainda mais acentuada, de 0,5% em relação ao trimestre anterior, o que representa a saída de 236,21 mil beneficiários. Os planos individuais apresentaram a maior queda entre as diferentes categorias – 1% dos clientes abandonaram os planos em setembro, na comparação com setembro de 2014.

Luiz Augusto Carneiro, superintendente-executivo do Iess, atribui os resultados ao agravamento da crise econômica, à queda do nível de emprego e aos efeitos sobre a renda das pessoas. “É possível que os beneficiários de planos coletivos por adesão, independentemente do momento de ingresso, tenham dificuldade para conseguir manter seus planos", disse.

Segundo o levantamento, na comparação anual, os planos coletivos empresariais, aqueles pagos pelas empresas como benefício aos funcionários, registraram leve retração de 0,1% (saída de 47,3 mil beneficiários), enquanto os planos coletivos por adesão tiveram aumento de 0,6%, ou 39,7 mil novos vínculos. Na comparação trimestral, os planos coletivos por adesão registraram queda de 0,9%, a maior entre todos os tipos de contratação, com a saída de 61,09 mil beneficiários.

A estimativa do Iess é que o setor feche o ano em queda, mas em proporção inferior à retração do Produto Interno Bruto e do nível de emprego. "O plano de saúde é o terceiro principal desejo do brasileiro, atrás de educação e da casa própria. É também um benefício muito valorizado pelos funcionários das empresas. Então, é natural que, enquanto houver condições financeiras, os beneficiários e as empresas tentarão preservar esse benefício", disse Luiz Augusto Carneiro.

Fonte: Portal EBC


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Governo lança pesquisa que vai colher sangue e urina dos brasileiros

O governo lança, na manhã desta segunda-feira (12), a Pesquisa Nacional de Saúde.

Saúde Empresarial, por Redação

MetLife dá dicas de planejamento financeiro para quem cuida de parentes idosos

Você sabe se alguma amiga sua teve uma infecção urinária ou uma DST? Provavelmente, sim. Agora tente lembrar se o assunto hemorroidas já surgiu em uma conversa - e olha que nós mulheres costumamos falar tudo em detalhes! Possivelmente, a resposta é não.

Saúde Empresarial, por Redação

Lei orgânica da saúde cria redes com governança

Decreto atualiza SUS e na visão de players e entidades do setor impacta positivamente o mapa nacional de serviços públicos e privados

Deixe seu Comentário:

=