Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 10/09/2014 às 10:32:55

Planos de saúde lideram a lista de reclamações do IDEC

Pesquisas feitas pelo IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) mostram que os clientes não estão satisfeitos com os planos de saúde. Eles foram recordistas de queixas em onze dos doze levantamentos que o IDEC fez nos últimos anos.

Um bom negócio depende das informações que o corretor passa, mas também do consumidor, que deve saber exatamente que tipo de plano atende às necessidades dele. O prazo de carência é apenas uma das muitas perguntas que tem que estar na ponta da língua.

É preciso saber também se o plano é:

- Ambulatorial: com preço mais baixo, mas que só permite consulta e exame.
- Hospitalar: que pode ser com ou sem direito a internação para partos.
- Referência: mais caro, porém mais completo.

O consumidor deve também checar a rede credenciada, os exames e cirurgias cobertos e a área de cobertura, que pode ser nacional, regional ou municipal.

O consultor em direito da saúde Luiz Fernando Moreira diz que o cliente tem que ser chato e cobrar o manual com as características gerais do plano - as operadoras são obrigadas a entregar quando um contrato for assinado. Também é preciso prestar atenção na regra básica de qualquer negociação: só vale o que está escrito.

“A minha recomendação seria no sentido que ele exija do corretor já que ele não trouxe o manual, que ele escreva tudo aquilo que está oferecendo como proposta pra contratação do produto. Pra que a pessoa não se arrependa no futuro com relação aquele produto que ela imaginou contratar e na prática não ser aquilo”.

Fonte: http://g1.globo.com


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Força Nacional do SUS dá início a terceira etapa

Segundo o último boletim, 33 pacientes continuam internados nas cidades de Santa Maria e Porto Alegre, dos quais cinco em estado crítico. A capital gaúcha concentrará os trabalhos da força

Saúde Empresarial, por Redação

Como explicar por escrito a negativa de atendimento médico?

Negativas de autorização para procedimentos médicos como exames, consultas e cirurgias deverão ser feitas por escrito pelas operadoras de planos de saúde, sempre que solicitadas pelo usuário.

Saúde Empresarial, por Redação

Saúde alerta sobre cuidados com a baixa umidade do ar

A umidade relativa do ar voltou a cair em São Paulo. A consequência do chamado tempo seco para a saúde vai desde ardência e ressecamento dos olhos, boca e nariz, por exemplo, até o agravamento de doenças respiratórias.

Saúde Empresarial, por Redação

Mudanças na saúde exigem melhor formação dos profissionais

Atualmente, o setor está muito mais complexo e a administração hospitalar necessita de profissionais que entendam de logística, governança, sustentabilidade e gestão do conhecimento

Deixe seu Comentário:

=