Publicado por Redação em Notícias Gerais - 06/05/2011 às 13:00:07

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, mostrou-se otimista com o resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de abril, divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo ele, os dados indicam que a trajetória da inflação começou a mudar.

O IPCA passou de 0,79%, em março, para 0,77% em abril, de acordo com o IBGE. “Estamos no chamado ponto de inflexão, ou seja, revertendo, num momento em que muda a inflação para baixo”, disse Mantega. Segundo ele, se o preço das commodities continuar a cair no mercado internacional, terá influência no preço dos alimentos e no dos combustíveis.

“O pior momento da inflação está passando e ficando para trás. Em abril e a partir de maio, os preços passarão a cair no Brasil de modo que a inflação estará sobre controle. Nós já poderemos respirar em maio, esperando uma inflação do IPCA em torno de 0,45% a 0,50%.”

O ministro destacou ainda que o IPCA, sem considerar alguns alimentos cujos preços variam mais facilmente de preço, passou de cerca de 0,70%, em março, para 0,52%, em abril.

Mantega também citou outro indicador importante para mostrar a tendência de queda da inflação, o Índice Geral de Preços (IGP). “O IGP é importante porque ele é o precursor do IPCA. Ele é o índice no atacado, na produção, depois ele chega ao consumidor”, destacou. As informações são da Agência Brasil.

Fonte: www.investimentosenoticias.com.br | 06.05.11 


Massificados

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Dilma afirma que micro e pequenas empresas geram 11 mi de empregos

A presidente Dilma Rousseff aproveitou a cerimônia de posse do ministro Guilherme Afif Domingos, nesta quinta-feira, que assume a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, para destacar a "expressividade" desse segmento no País.

Notícias Gerais, por Redação

Ipea diz que 6,3 milhões deixaram pobreza de 2004 a 2009

Cerca de 6,3 milhões de pessoas deixaram a pobreza extrema no país entre 2004, quando o Bolsa Família foi criado, e 2009, indica um comunicado apresentado nesta quinta-feira pelo Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas).

Deixe seu Comentário:

=