Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 08/02/2011 às 13:32:33
Piauí será o primeiro estado com cartão SUS
Cartão permitirá que o estado que atender o paciente possa receber uma restituição dos gastos pelos estados de origem das pessoas internadas.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse no último sábado (05) que será implantado neste semestre o cartão Sistema Único de Saúde (SUS), contendo informações pessoais dos pacientes. O cartão, segundo ele, permitirá que o estado que atender o paciente possa receber uma restituição dos gastos pelos estados de origem das pessoas internadas. O cartão também visa fazer o controle do atendimento de pacientes, com objetivo de reduzir as fraudes e os desvios de recursos destinados ao SUS.
O ministro anunciou ter acertado com o governador do Piauí, Wilson Martins (PSB), que o cartão SUS será implantado inicialmente no Piauí e em sua capital, Teresina, que recebe, nos hospitais públicos, pacientes de Maranhão, Pará, Tocantins, Ceará e até do Suriname.
Segundo Padilha cada brasileiro terá um cartão SUS, que será chamado de Cartão Nacional de Saúde e terá um número para atendimentos ambulatoriais, consultas e internações. Para ele, a grande vantagem é que o cartão SUS permitirá que as cidades que atenderem mais pacientes de outros estados recebam a compensação financeira. Ainda no primeiro semestre, os cartões do SUS começarão a ser distribuídos em todo o país.
A aprovação do Piauí como o primeiro estado a ter o cartão SUS foi decidida depois de discurso do governador, que cobrou mais recursos de financiamento para o sistema público de saúde.
Fonte: www.saudebusinessweb.com.br | 08.02.11
Posts relacionados
Estudo decifra o processo de envelhecimento
Descoberta pode levar a novos tratamentos para doenças envolvendo a velhice
Ministério atualiza regras para fornecimento de talidomida pelo SUS
O Ministério da Saúde publicou uma portaria nesta sexta-feira (22), no Diário Oficial da União, atualizando as normas do para uso do medicamento talidomida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Brasil ocupa a 72º posição em investimento público em saúde
á faz bom tempo, a saúde é apontada em pesquisas de diversos institutos de opinião como uma das principais preocupações do brasileiro.


