Publicado por Redação em Previdência Corporate - 21/03/2013 às 15:46:57

Perdeu o emprego em 2012? Saiba como declarar o IR

Desde 1º de março já é possível entregar a declaração do Imposto de Renda. Confira explicações de especialistas sobre as principais dúvidas dos leitores

A Receita Federal espera receber 26 milhões de declarações em 2013. Todos os contribuintes que receberam no ano passado rendimentos tributáveis superiores a 24.556,65 reais precisam prestar contas ao Fisco. Quem deixar de entregar o IR 2013 pode ser multado em 165,74 reais ou ser obrigado a pagar 20% do valor do imposto devido. A pergunta abaixo pode ajudá-lo a preencher sua declaração de renda.

Tive atividade remunerada até agosto de 2012, quando fui demitida. Como devo proceder para declarar a renda até a data da demissão? Como isso funciona para os valores recebidos devido à demissão, como o FGTS? Também é preciso declarar o seguro desemprego? 

A fonte pagadora é obrigada a lhe fornecer o Informe de Rendimentos. Nesse informe, estarão as quantias recebidas antes da demissão (como os salários) e também aquelas pagas a você em função da rescisão do contrato (como aviso prévio indenizado, férias e décimo terceiro proporcionais). Todos os valores estarão identificados pelos seguintes termos: tributados (pagos pela pessoa jurídica com o imposto retido na fonte), isentos e não tributados ou sujeitos à tributação exclusiva/definitiva. Você terá de incluir essas quantias em sua declaração, de acordo com a forma de tributação específica. Se você recebeu parcelas do seguro desemprego, também deve declarar esses valores na ficha de “rendimentos isentos e não tributáveis”.

Fonte: Veja


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Previdência privada prepara o VGBL Saúde

Mercado aguarda tramitação do projeto de lei que cria plano dedicado à despesa médica de aposentado

Previdência Corporate, por Redação

SulAmérica tem novo diretor de Sinistros Automóvel

A SulAmérica Seguros, Previdência, Investimentos e Capitalização tem novo diretor. Renato Roperto, 37, exercerá o cargo recém criado de diretor de Sinistros Automóvel, reportando-se à vice-presidência de Operações, comandada por Marco Antunes.

Previdência Corporate, por Redação

Receita paga hoje último lote de restituições do IR 2012

A Receita Federal paga nesta segunda-feira (17) as restituições do sétimo e último lote do Imposto de Renda 2012, além de lotes residuais do IR de 2008 a 2011.

Previdência Corporate, por Redação

A taxa do meu plano de previdência é alta?

Dúvida do internauta: Tenho um plano PGBL de previdência privada com 2% ao ano de taxa de administração, sou isenta de taxa de carregamento e optei pela tabela regressiva de tributação.

Previdência Corporate, por Redação

Para ministro da Previdência, fundo de aposentadoria do servidor deve ser aprovado este semestre no Senado

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, está convencido de que o Senado Federal vai aprovar ainda neste semestre o Fundo de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp).

Previdência Corporate, por Redação

O pesado custo da previdência pública

O Brasil gasta quase 5% do Produto Interno Bruto (PIB) com a previdência dos servidores públicos nos três níveis de governo. É mais do que o dobro da mediana do que gastam os países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE)

Deixe seu Comentário:

=