Publicado por Redação em Dental - 19/07/2013 às 10:59:15

Paciente com câncer precisa de cuidados orais especiais

Pacientes com câncer de cabeça e pescoço necessitam de cuidados especiais quando se trata de saúde bucal. É indicado procurar um cirurgião-dentista especialista em pacientes com necessidades especiais. Esse profissional pode dar tratamento mais adequado, combinado com o tratamento médico, além de interpretar as manifestações bucais com a doença.
 
“Quem está em tratamento de câncer deve obrigatoriamente fazer acompanhamento odontológico e prevenção de cáries e infecções”, diz o oncologista Ricardo Caponero, da Clinonco. 
 
Segundo ele, caso o paciente esteja em tratamento odontológico, é preciso analisar com o oncologista se haverá interferência. “Isso é muito particular para cada caso, o ideal é que cirurgião-dentista e oncologista conversem diretamente”, afirma Caponero.
 
O oncologista quase sempre vai precisar de um hemograma recente com contagem de leucócitos e plaquetas antes de qualquer procedimento. Também não são recomendados procedimentos invasivos em pacientes leucopênicos – com redução de leucócitos no sangue – ou plaquetopênicos – com redução de plaquetas no sangue.
 
Já quem faz uso de remédios para evitar a perda de massa óssea não deve fazer extrações e procedimentos endodônticos, sob risco de aumentar a incidência de osteonecrose de mandíbula, quando os tecidos moles que recobrem os ossos da cavidade bucal são rompidos, deixando-os à mostra. 
 
Consequências para saúde bucal
A quimioterapia e a radioterapia podem causar xerostomia – conhecida como boca seca – que aumenta a incidência de cáries. A radiação também pode favorecer a osteorradionecrose, quando ocorre a morte de células do osso previamente irradiado com radiação ionizante.
 
O tratamento oncológico também pode causar ruptura das mucosas, infecções gengivais e alterações na composição da saliva que, eventualmente, pode deteriorar os dentes.
 
- Mucosite oral
- Xerostomia: "sensação de boca seca"
- Infecções oportunistas por fungos, bactérias ou vírus
- Aumento da ocorrência de cárie
- Alteração do paladar
- Trismo: dor na articulação da boca
- Osteonecrose (necrose do osso) 
- Osteorradionecrose (morte de células do osso previamente irradiado com radiação ionizante)
 
Fique de olho
- Lesões que não cicatrizam
- Dificuldade para engolir
- Dor ao mastigar e dor de garganta persistente 
- Rouquidão
- Inchaço ou caroço na boca
- Presença de ‘bolinhas’
- Sensação de dormência na boca ou nos lábios 
- Dor de ouvido persistente de um lado só
 
Fonte: Saúde Terra

Massificados

Posts relacionados

Dental, por Redação

Saiba quais e como os medicamentos podem afetar a saúde bucal

Sim, os medicamentos podem apresentar efeitos colaterais na boca, dos quais a "boca seca" é o efeito colateral mais comum. Não deixe de informar seu dentista sobre os medicamentos que você está usando, mesmo aqueles que comprou sem receita médica.

Dental, por Redação

Existe coroa sem metal?

Hoje, todos os problemas estéticos bucais podem ser resolvidos ou suavizados por tratamentos odontológicos, que, com o aprimoramento da tecnologia e do material empregado e o trabalho de profissional competente, proporcionam sorrisos perfeitos, personalizados,

Dental, por Redação

Prevenção é o remédio contra o câncer bucal

A prevenção ainda é o melhor remédio contra o câncer bucal, que atingiu no ano passado 14.120 pessoas no País, sendo 10.330 homens e 3.790 mulheres, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Deixe seu Comentário:

=