Publicado por Redação em Dental - 04/11/2015 às 10:42:59

O ideal é não deixar a escova ou o limpador encostar na “campainha” para evitar a ânsia

Limpe a lingua

O ideal é não deixar a escova ou o limpador encostar na “campainha” para evitar a ânsia

O dentista recomenda que a limpeza da língua seja incluída no ritual de higiene bucal. Automaticamente, usamos a escova de dentes para este fim, até que, quando chega a hora da parte de trás, perto da garganta, vem o engasgo e o vômito parece que é certo. Mas não é preciso abrir mão e deixar de lado o objetivo de limpar a língua.

No mercado, existem limpadores específicos para a língua. “O limpador de língua funciona por meio da raspagem suave e firme, eliminando assim as bactérias e o mau hálito. Devemos usar raspando com cuidado da parte posterior a anterior da língua, de trás para frente. Indicamos a troca dele de dois em dois meses, assim como as escovas”, diz a cirurgiã-dentista Marília Marchezi, da Clínica Interclin.

Os limpadores de língua são os mais indicados, mas as escovas macias também fazem esta função. “Indicamos o limpador como a maneira mais eficaz de limparmos a língua, as cerdas da escova podem machucar as papilas. De qualquer forma, devemos evitar o contato, tanto do limpador quanto da escova, com nossa úvula (campainha), assim evitamos ânsia”, afirma.

Limpar a língua uma vez ao dia é o suficiente, mas imprescindível. O maior depósito de resíduos da boca se faz na língua, pela sua grande superfície e anatomia papilar, favorecendo o acúmulo da saburra que é a maior causa do mau hálito.

“A saburra é uma substância esbranquiçada contendo restos de alimentos não removidos durante a escovação, e também contém células mortas que descamam da mucosa oral servindo de alimento para algumas bactérias que liberam odores. Escovamos os dentes e assim eliminamos a sujeira deles, escovando a língua eliminamos a sujeira dela. Dê a sua língua atenção diária, ela merece”, recomenda a especialista.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Enxaguatórios devem fazer parte da higiene oral

A cárie dentária e doenças gengivais são causadas principalmente pela placa bacteriana que nada mais é do que uma película esbranquiçada que se adere às superfícies dos dentes e é formada principalmente por bactérias e restos alimentares.

Dental, por Redação

Falta de saliva dá mau hálito

A saliva tem o papel fundamental na saúde bucal. Além de lubrificar a cavidade oral e a mucosa que vai até a faringe, ajuda na formação do bolo alimentar, na mastigação e deglutição e ainda é composta por substâncias que protegem o trato digestivo contra bactérias.

Dental, por Redação

Perguntas e respostas comuns para as famílias

A amamentação no peito é melhor do que a mamadeira na prevenção de cáries na infância? Muitos especialistas recomendam amamentar no peito em vez de utilizar mamadeiras, para a saúde geral da sua criança. Porém, amamentar no peito pode levar a formação de cáries na infância da mesma forma que a amamentação por mamadeira.

Dental, por Redação

Saúde libera R$ 7,4 milhões para produção de próteses dentárias

Portaria do Ministério da Saúde publicada nesta quinta-feira (1) no Diário Oficial da União libera R$ 7,4 milhões para a produção de próteses dentárias no País.

Dental, por Redação

10 motivos para melhorar a saúde bucal

Caso ainda exista alguém não convencido da importância da saúde bucal, a dentista Daiane Lima de Oliveira Rocha, diretora Executiva da Associação Brasileira de Halitose (ABHA), relacionou 10 motivos para melhorar o cuidado com a boca.

Dental, por Redação

Jovens com asma apresentam maior risco de cárie

Asma e cárie dentária - dois dos problemas de saúde mais comuns que afetam crianças, adolescentes e jovens adultos - podem ser um golpe duplo, segundo uma pesquisadora da Suécia.

Dental, por Redação

CFO define normas para uso de Toxina Botulínica na Odontologia

O Conselho Federal de Odontologia publicou no Diário Oficial da União a resolução nº CFO-112/011 que proíbe o uso da Toxina Botulínica e Ácido Hialurônico por Cirurgiões-Dentistas.

Deixe seu Comentário:

=