Publicado por Redação em Dental - 04/11/2015 às 10:42:59

O ideal é não deixar a escova ou o limpador encostar na “campainha” para evitar a ânsia

Limpe a lingua

O ideal é não deixar a escova ou o limpador encostar na “campainha” para evitar a ânsia

O dentista recomenda que a limpeza da língua seja incluída no ritual de higiene bucal. Automaticamente, usamos a escova de dentes para este fim, até que, quando chega a hora da parte de trás, perto da garganta, vem o engasgo e o vômito parece que é certo. Mas não é preciso abrir mão e deixar de lado o objetivo de limpar a língua.

No mercado, existem limpadores específicos para a língua. “O limpador de língua funciona por meio da raspagem suave e firme, eliminando assim as bactérias e o mau hálito. Devemos usar raspando com cuidado da parte posterior a anterior da língua, de trás para frente. Indicamos a troca dele de dois em dois meses, assim como as escovas”, diz a cirurgiã-dentista Marília Marchezi, da Clínica Interclin.

Os limpadores de língua são os mais indicados, mas as escovas macias também fazem esta função. “Indicamos o limpador como a maneira mais eficaz de limparmos a língua, as cerdas da escova podem machucar as papilas. De qualquer forma, devemos evitar o contato, tanto do limpador quanto da escova, com nossa úvula (campainha), assim evitamos ânsia”, afirma.

Limpar a língua uma vez ao dia é o suficiente, mas imprescindível. O maior depósito de resíduos da boca se faz na língua, pela sua grande superfície e anatomia papilar, favorecendo o acúmulo da saburra que é a maior causa do mau hálito.

“A saburra é uma substância esbranquiçada contendo restos de alimentos não removidos durante a escovação, e também contém células mortas que descamam da mucosa oral servindo de alimento para algumas bactérias que liberam odores. Escovamos os dentes e assim eliminamos a sujeira deles, escovando a língua eliminamos a sujeira dela. Dê a sua língua atenção diária, ela merece”, recomenda a especialista.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Planos de saúde terão que cobrir mais quatro procedimentos odontológicos

 Com as novas medidas, passam a constar a realização de enxertos periodontais, teste de identificação da acidez da saliva, tunelização e teste de Ph da saliva

Dental, por Redação

A importância dos cuidados com a boca durante a gravidez

Os hormônios da gestação mexem muito com o corpo e facilitam, inclusive, a ocorrência de problemas dentários. Saiba por que você precisa tomar um cuidado extra com a saúde bucal durante os nove meses

Dental, por Redação

Prevenção é o melhor meio de preservar os dentes até a terceira idade

Segundo dados do Programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde, idosos têm quase 26 dentes extraídos em média por pessoa, e três a cada quatro idosos não possuem nenhum dente funcional.

Dental, por Redação

Escolha inteligente de bebidas para uma boa saúde dental

Atualmente, há um monte de bebidas para escolher quando você está com sede, de refrigerantes e energéticos a águas engarrafadas premium e cafés variados, mas será que sua bebida preferida é saudável para os dentes e gengiva?

Dental, por Redação

Como lidar com acidentes dentais

Acidentes acontecem na vida, e saber o que fazer quando um deles acontece pode significar a diferença entre salvar e perder um dente.

Dental, por Redação

Profissionais irão discutir a importância da odontologia na UTI

Marcado para acontecer em Porto Alegre, de 9 a 12 de novembro, o XVI Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva receberá mais de quatro mil profissionais para discutir os avanços no tratamento do paciente crítico atendidos nas mais de duas mil e quinhentas UTIs do país.

Deixe seu Comentário:

=