Publicado por Redação em Dental - 04/11/2015 às 10:42:59

O ideal é não deixar a escova ou o limpador encostar na “campainha” para evitar a ânsia

Limpe a lingua

O ideal é não deixar a escova ou o limpador encostar na “campainha” para evitar a ânsia

O dentista recomenda que a limpeza da língua seja incluída no ritual de higiene bucal. Automaticamente, usamos a escova de dentes para este fim, até que, quando chega a hora da parte de trás, perto da garganta, vem o engasgo e o vômito parece que é certo. Mas não é preciso abrir mão e deixar de lado o objetivo de limpar a língua.

No mercado, existem limpadores específicos para a língua. “O limpador de língua funciona por meio da raspagem suave e firme, eliminando assim as bactérias e o mau hálito. Devemos usar raspando com cuidado da parte posterior a anterior da língua, de trás para frente. Indicamos a troca dele de dois em dois meses, assim como as escovas”, diz a cirurgiã-dentista Marília Marchezi, da Clínica Interclin.

Os limpadores de língua são os mais indicados, mas as escovas macias também fazem esta função. “Indicamos o limpador como a maneira mais eficaz de limparmos a língua, as cerdas da escova podem machucar as papilas. De qualquer forma, devemos evitar o contato, tanto do limpador quanto da escova, com nossa úvula (campainha), assim evitamos ânsia”, afirma.

Limpar a língua uma vez ao dia é o suficiente, mas imprescindível. O maior depósito de resíduos da boca se faz na língua, pela sua grande superfície e anatomia papilar, favorecendo o acúmulo da saburra que é a maior causa do mau hálito.

“A saburra é uma substância esbranquiçada contendo restos de alimentos não removidos durante a escovação, e também contém células mortas que descamam da mucosa oral servindo de alimento para algumas bactérias que liberam odores. Escovamos os dentes e assim eliminamos a sujeira deles, escovando a língua eliminamos a sujeira dela. Dê a sua língua atenção diária, ela merece”, recomenda a especialista.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Saúde Bucal promove melhorias no atendimento odontológico

Para oferecer um atendimento odontológico de qualidade à população maceioense, a Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)

Dental, por Redação

4ª Conferência Nacional de Ética Odontológica

Entre inclusões, exclusões e modificações de artigos, incisos e parágrafos, no total foram 511 propostas advindas das Pré-Conferências de Ética de Odontologia, realizada pelos Conselhos Regionais de Odontologia pro todo o país.

Deixe seu Comentário:

=