Publicado por Redação em Mercado - 21/09/2022 às 11:18:15

O guru da gestão Tom Peters mostra as habilidades do futuro



O guru da gestão Tom Peters transformou minha vida há 25 anos. Foi quando seu artigo revolucionário “A marca chamada você” apareceu na revista Fast Company. Depois de ler aquilo, larguei a revista e decidi me afastar do meu cargo de marketing na IBM para dedicar minha carreira à marca pessoal. Comemorando esse aniversário, tive a honra de entrevistar Tom, cujo último livro se chama “Humanismo extremo: O novo padrão de excelência no mundo e nos negócios”.

Aqui estão os destaques da nossa conversa.

Forbes: O artigo [publicado em 1997] foi alucinante. Hoje, tudo o que você compartilhou parece óbvio, mas foi realmente radical. Como você teve esta ideia?

Tom Peters: Era um mundo radicalmente diferente. Se você tivesse 33 anos na Hewlett-Packard e morasse perto de mim, sua expectativa seria que você se aposentasse da HP daqui a 33 anos. E seu nome naquela época era Crachá 77. Você não tinha nome, não tinha personalidade. Eu pensei: “Você vai ter que se destacar para competir no mundo de hoje, seja HP, Citicorp ou a empresa de 500 pessoas. Você tem que defender algo. Você tem que ser especial.”
Eu não estava pensando corporativamente, estava pensando em “você” pessoalmente. Você não vai sobreviver a menos que seja especial. E isso é um “e” minúsculo, porque eu não estou dizendo que você tem que ser o próximo Steve Jobs ou algo assim, mas você não pode ser o Crachá 77.

F: A forma como eu li seu artigo foi que sua marca pessoal é algo que tem a ver realmente com suas habilidades e comportamentos únicos, intrínsecos, autênticos e aprendidos. A capa da revista parecia uma caixa de sabão em pó, no estilo de como “convencer o mundo de algo para que eles optem por comprá-lo”. Você pode falar um pouco sobre aquela ideia?
TP: Não se trata de convencer. Estou dizendo isso agora muito mais alto: trata-se de “melhores redes ganham”. E a excelência não é mais a excelência vertical, subindo a pirâmide, é a excelência horizontal. E aí todo mundo vai lutar para ter você na equipe. Essa é a diferença realmente crítica. Uma das maneiras de fazer isso é conhecer pessoas de outros departamentos. Se você é um cara de compras, precisa ter três bons amigos em contabilidade.

F: O que muda se a pessoa está no atendimento ao cliente versus um vice-presidente de marketing?
TP: Minha resposta curta é nenhuma diferença. Você tem uma equipe de limpeza de 53 pessoas em um hotel e há quatro pessoas nessa equipe que ajudam seus colegas em coisas que os outros não fazem. A pessoa número um com quem um hóspede interage é a arrumadeira. Assim, ela tem mais oportunidades de expor a marca do que o vice-presidente. Meu julgamento sobre você é sobre a qualidade das pessoas que trabalham para você. Marketing pessoal é um termo que eu desprezo. Marca pessoal é fazer um trabalho incrivelmente bom, fazer amigos e ser notado por esse bom trabalho.

A: Quais são as ferramentas atuais de gestão de carreira que não são mais relevantes?
TP: Não é que eles não sejam relevantes, é que hoje o importante é a qualidade demonstrável do seu trabalho, o fato de você ser uma das três melhores pessoas na empresa de 500 pessoas. Tem a ver com relacionamentos. Tudo o que você precisava naquele primeiro exemplo do Crachá 77 era não ser um idiota, chegar na hora e se dar muito bem com os nove colegas que estavam em seu pequeno departamento. Bem, isso não vai funcionar mais. E aprendi isso no último ano e meio.

A: Eu adoraria saber a conexão entre o que você compartilhou naquele artigo “A marca chamada VOCÊ” e o que você compartilhou em seu último livro, “Humanismo extremo: O novo padrão de excelência no mundo e nos negócios”.

TP: A conexão é que eu só tenho falado sobre uma coisa por 40 anos, e isso é ” pessoas em primeiro lugar”. Uma estratégia que prioriza as pessoas funciona tanto agora quanto no passado. A inteligência artificial não assumirá todos os empregos nos próximos 20 anos. O humanismo extremo diz: “se cuidarmos das pessoas, se educarmos as pessoas, se produzirmos produtos que não visam aquecer o clima, podemos viver dessa maneira, podemos nos orgulhar disso”. Particularmente devido à divisão em meu próprio país, acho que é mais importante do que nunca. Não estou discutindo um modelo econômico. Estou discutindo quando você vem trabalhar em uma empresa de 27 ou 277 ou 2.700 pessoas.



Fonte: Forbes


Seguro Educacional

Posts relacionados

Mercado, por Redação

ANS muda regras para planos de saúde substituírem rede de hospitais. Entenda

Agência reguladora vai alterar normas de portabilidade, comunicação aos usuários e substituição de hospitais.

Mercado, por Redação

Híbrido é a chave para atrair talentos, indica pesquisa do Google

Levantamento mostrou que, ao receber uma oferta de emprego, equilíbrio é o mais importante para 51% dos profissionais.

Deixe seu Comentário:

=