Publicado por Redação em Dental - 07/05/2013 às 16:27:12
Nutrição balanceada é importante para saúde bucal
Nutrição adequada é a ingestão de uma dieta equilibrada para que seu corpo possa assimilar os nutrientes necessários para uma boa saúde. A cada dia, o corpo humano se renova, isto é, renova seus músculos, sua matéria óssea, sua pele e seu sangue. As substâncias que você ingere são a base para a formação destes novos tecidos. Se sua dieta contiver poucos nutrientes essenciais ao corpo, sua boca estará mais vulnerável a infecções. Quando uma criança não se alimenta corretamente, seus dentes podem não se desenvolver de maneira adequada. Para ter dentes fortes e resistentes à formação de cáries, a criança precisa de uma dieta rica em cálcio, fósforo e flúor.
Quais são os diferentes tipos de nutrientes?
Uma boa alimentação deve conter os seguintes nutrientes:
Carboidratos;
Ácidos graxos essenciais (contidos em produtos gordurosos);
Aminoácidos (encontrados nas proteínas);
Quinze vitaminas;
Cerca de vinte e cinco minerais;
Água
Como o nosso corpo não pode fabricar todos nutrientes de que precisamos, principalmente certas vitaminas, precisamos obtê-los dos alimentos e suplementos alimentares que ingerimos. O Ministério da Agricultura Americana recomenda à população em geral a ingerir diariamente:
6 a 11 porções de pão e cereais;
3 a 5 porções de verduras;
2 a 4 porções de frutas;
2 a 3 porções de produtos derivados do leite;
2 a 3 porções de carne, aves, peixe, ovos, feijão ou nozes
Por que é importante ter uma alimentação correta?
Uma alimentação incorreta pode causar gengivite e cáries. Os alimentos que têm elevado teor de carboidratos, açúcares e amidos contribuem muito para a produção dos ácidos que formam a placa bacteriana que ataca o esmalte dos dentes. Com o passar do tempo, esses ácidos destroem o esmalte, formando a cárie.
Caso tenha que ingerir produtos com muito açúcar ou amido, consuma-os durante as refeições e não entre refeições. Evite alimentos que grudem nos dentes, pois eles podem aumentar a formação da placa bacteriana. A maior parte dos alimentos já tem ingredientes que produzem ácidos. Por isso, quanto menos você expuser seus dentes a esses ingredientes, menor força terão os ácidos da placa bacteriana de atacarem o esmalte. Um aspecto positivo é o fato da produção de saliva aumentar durante as refeições, removendo os detritos alimentares da boca.
Fonte: Colgate
Posts relacionados
Festa junina e férias; prato cheio para cáries
Depois de enfrentar finais de semana de festa junina, chegam as férias. E os que gostam demais dos quitutes juninos, estendem a comemoração pelo mês de julho com as festas julinas.
Quem tem mau hálito não percebe, diz especialista
Por mais que possa parecer falta de cuidado e educação andar com bafo por aí, o portador de halitose pode nem saber que tem o problema.
Saiba quais são as vantagens da anestesia nos tratamentos odontológicos
Diversos estudos apontam que cerca de 50% da população tem algum grau de ansiedade para ir ao dentista. Barulhinho do motor e agulhas servem para o consultório estar entre o top 5 de lugares que não se quer estar. Para diminuir o mal-estar, é sempre bom saber que existem anestesias.
Como os adolescentes podem manter dentes saudáveis e brilhantes?
A melhor maneira de se ter dentes saudáveis e um sorriso bonito é continuar com os bons hábitos de higiene bucal adquiridos na infância. Independentemente do uso de aparelhos ortodônticos, o importante é:
Aprenda 11 regras para manter o sorriso bonito e saudável
Muito mais do que ter dentes bem branquinhos iguais aos das celebridades, mantê-los em ordem significa cuidar da saúde. Alguns problemas como doenças do coração podem estar associados à condição dos seus dentes.


