Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 19/04/2011 às 15:18:59

Novo material aumenta precisão em biópsia de câncer de mama

Um novo material feito de um polímero que se parece com silicone, desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora, promete melhorar a precisão da retirada de pequenas lesões nos seios.

O material é injetado por uma agulha e substitui o contraste de iodo para marcar a região exata da lesão antes da cirurgia de retirada do tecido mamário.

Segundo Geraldo Vitral, mastologista e pesquisador que desenvolveu o material, o polímero, ao contrário do iodo, não é absorvido nem se "espalha" pelo corpo.

"A grande vantagem do produto é o aumento da precisão cirúrgica."

Além disso, o pesquisador afirma que o polímero não causa alergias como o iodo.

Um estudo com o material, desenvolvido com apoio do Sebrae-MG e testado em mais de cem pacientes, foi publicado no periódico "Radiology and Oncology".

Batizada de BLD Marker (marcador da lesão mamária, na sigla em inglês), o produto será lançado comercialmente no fim de maio.

Segundo Rafael Schmerling, oncologista do Hospital São José, o produto é promissor, mas é preciso fazer mais testes. "Seria necessário um estudo comparativo entre as duas técnicas. A prática dos radiologistas vai mostrar se a novidade é melhor ou não."

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 19.04.11 


Seguros Pessoais

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Novo regime para licitações pode dar mais eficiência para a saúde no Brasil

A saúde no Brasil ainda é um dos principais problemas sociais enfrentados em pleno século XXI. O Sistema Único de Saúde (SUS) não possui infraestrutura necessária para atender a população.

Saúde Empresarial, por Redação

São necessários mais esforços para vacinação em massa contra o HPV

Desenvolvimentos extraordinários ocorreram desde que ferramentas moleculares e epidemiológicas demonstraram que o papilomavírus humano (HPV) causa praticamente todos os cânceres cervicais uterinos, bem como uma proporção de outros tipos de câncer anogenital

Deixe seu Comentário:

=