Publicado por Redação em Notícias Gerais - 04/05/2012 às 09:47:41

Nova regra da poupança é publicada no Diário Oficial

A nova regra de rentabilidade da caderneta de poupança foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (4). O anúncio da mudança foi feito na noite de ontem (3) pelo Ministro da Fazenda, Guido Mantega.

A partir de agora, toda vez que a Selic (taxa básica de juro) estiver em 8,5% ao ano ou menos, a caderneta de poupança passa a remunerar seus aplicadores com 70% da Selic mais TR (Taxa Referencial). Se a Selic estiver em mais de 8,5% ao ano, permanece a regra anterior: TR mais 0,5% ao mês. A medida vale tanto para novas contas quanto para novos aportes de contas já existentes efetuados a partir de hoje.

De acordo com Mantega, a mudança foi necessária para que o País pudesse seguir com uma trajetória de juros descendente. “À medida que estamos enfrentando um novo cenário econômico, à medida que as taxas de juros para aplicação estão caindo - porque a Selic está caindo - se mantivermos a regra atual de rendimento da poupança, ela se tornará um obstáculo para continuidade da redução da Selic", disse.

Apoio
Na quinta-feira (3), um pouco antes do anúncio oficial, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho já apoiava a alteração. “É importante criar as condições para continuarmos podendo baixar os juros e poder continuar financiando a produção em condições adequadas. Esse é o nosso objetivo central”, disse Carvalho, depois de participar da cerimônia de posse do ministro do Trabalho, Brizola Neto.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) também já havia se manifestado a favor da mudança. “À medida em que as taxas de juros vão sendo reduzidas, é razoável que você remova algumas regras antigas, que são de um período em que se tinha inflação e taxas de juros mais altas”, disse o economista-chefe da entidade, Rubens Sardenberg, na última quarta-feira (2), durante entrevista coletiva com jornalistas.

Fonte: Uol


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Metrô: sistema que reduz lotação atrasa

Prevista para 2010, operação com novo controlador de trens, que diminui o tempo de espera, só será implementada em toda a rede no fim de 2014

Notícias Gerais, por Redação

PSDB e DEM se unem no Nordeste e abrem espaço para aliança em SP

Os presidentes nacionais do PSDB e do DEM anunciaram ontem alianças em quatro grandes capitais do Nordeste: Aracaju, Fortaleza, Natal e Salvador.

Notícias Gerais, por Redação

Por PIB de 4%, Dilma estaria disposta a reduzir impostos

A presidente Dilma Rousseff tem como principal missão neste ano um crescimento econômico de 4% e está disposta a reduzir impostos, tomar medidas de estímulo e possivelmente sacrificar outras metas se preciso, disseram fontes do governo à Reuters.

Notícias Gerais, por Redação

Mesmo com 6º PIB, Brasil tem grandes desafios, diz especialista

O Brasil comemora, orgulhoso, a conquista da sexta posição entre as maiores economias do mundo, mas especialistas e o governo admitem que o País só conseguirá alcançar o níveil de vida europeu em 20 anos e que ainda há grandes desafios pela frente, como erradicar a miséria.

Notícias Gerais, por Redação

Câmara de Comércio Brasil-China critica governo brasileiro

O presidente da Câmara de Comércio Brasil-China, Charles Tang, criticou o governo brasileiro por, segundo ele, rejeitar investimentos chineses num momento em que o mundo está "à porta da recessão".

Deixe seu Comentário:

=