Publicado por Redação em Mercado - 29/01/2025 às 08:46:36

Um olhar para o futuro do trabalho: como a Inteligência Artificial está sendo usada no Brasil?

A Pesquisa Global Hopes and Fears 2024, conduzida pela PwC, uma das maiores empresas de auditoria, consultoria e serviços relacionados à transformação digital, ouviu mais de 56 mil pessoas em 50 países, incluindo o Brasil, para trazer um panorama global sobre o impacto da inteligência artificial generativa no ambiente de trabalho. Embora 61% dos respondentes globais tenham usado a IA generativa pelo menos uma vez no último ano, apenas 12% a utilizam diariamente, uma proporção inferior à do Brasil (17%), diante dos 76% dos brasileiros entrevistados. Isso reflete que, assim como no Brasil, o uso contínuo da IA ainda não se popularizou.

"Essa lacuna aponta para a necessidade planejar ações para adoção, capacitação e entendimento dos benefícios do uso nas empresas", afirma Camila Cinquetti, sócia e líder de People & Organization na PwC Brasil

Em escala global, 24% dos entrevistados afirmam que seus empregadores não forneceram acesso às ferramentas de IA generativa, comparado aos 35% no Brasil. A proibição direta do uso da tecnologia, motivada por questões de segurança e propriedade intelectual, é apontada por 12% dos respondentes globais (14% no Brasil).

"A pesquisa destaca que os usuários frequentes da IA são os que mais percebem seus benefícios, como ganhos de eficiência e maior potencial de inovação. Para esses profissionais, a tecnologia não apenas otimiza o tempo de trabalho, mas também serve como uma ferramenta criativa e estratégica", diz  Cinquetti.

Como alavancar a IA Generativa

Para explorar todo o potencial da IA generativa, Cinquetti afirma que as empresas precisam adotar estratégias que incluam:

  • Capacitação: investir em treinamento para que os profissionais saibam usar as ferramentas de forma criativa e eficiente, alinhando competências humanas e digitais.
  • Cultura de Inovação: promover um ambiente que encoraje a experimentação e a liberdade de inovar.
  • Confiança e Governança: estabelecer diretrizes claras para o uso responsável da IA, combatendo preconceitos e desinformação. A supervisão humana permanece essencial, especialmente em decisões críticas.

O papel dos líderes

Os líderes desempenham um papel central nesse processo, servindo como exemplos ao incorporar a IA generativa em suas rotinas e disseminar boas práticas entre suas equipes e isso exige que a liderança se aproprie dessas ferramentas, ou seja, o upskilling da liderança é essencial, afirma Cinquetti. "Eles devem ser transparentes sobre o uso da tecnologia, compartilhando informações sobre algoritmos e dados utilizados, e criar canais para feedback contínuo dos profissionais".

Fonte: Exame


Posts relacionados

Mercado, por Redação

Mais de 40% dos profissionais pretendem mudar de carreira, diz pesquisa

Desejo de migrar de área é mais frequente entre pessoas de 26 a 35 anos

Mercado, por Redação

Nova York exige que empresas comuniquem demissões relacionadas ao uso de IA

Governo também aumentou as proteções aos profissionais em meio aos impactos da IA na força de trabalho. Leia na Forbes Brasil.

Mercado, por Redação

Empresas com regime de trabalho flexível faturam mais, mostra estudo

Pesquisa foi realizada com 554 empresas de capital aberto dos Estados Unidos por um período de 3 anos.

Mercado, por Redação

Híbrido é a chave para atrair talentos, indica pesquisa do Google

Levantamento mostrou que, ao receber uma oferta de emprego, equilíbrio é o mais importante para 51% dos profissionais.

Deixe seu Comentário:

=