Publicado por Redação em Gestão do RH - 28/02/2024 às 13:25:30

Mudança de carreira: O novo desejo de 60% dos profissionais brasileiros


Pesquisa do LinkedIn revela crescente tendência à transição profissional em busca de satisfação e segurança financeira

Uma recente pesquisa conduzida pela rede social profissional LinkedIn lança luz sobre uma tendência marcante no cenário laboral brasileiro: 60% dos trabalhadores do país estão considerando mudar de emprego até o final de 2023, com 20% já em busca ativa por novas oportunidades. Este levantamento, que englobou a participação de 23 mil trabalhadores globalmente, incluindo 1300 brasileiros, reflete um movimento crescente de transição de carreira motivado pela busca por realização pessoal e bem-estar no trabalho.

A insegurança financeira na posição atual é outro fator crucial que impulsiona a mudança de carreira, apontando para uma realidade onde o desejo de autossatisfação e estabilidade econômica se entrelaçam. Vinicius Walsh, especialista em transição de carreiras e CEO da Transite, uma startup dedicada a auxiliar pessoas nesse processo, observa que a tendência de profissionais brasileiros em considerar mudanças significativas em suas trajetórias não segue necessariamente os padrões internacionais.

Walsh destaca a singularidade do contexto brasileiro, onde a valorização profissional e uma remuneração justa são frequentemente escassas, mesmo para aqueles consolidados em suas áreas. A falta de reconhecimento e realização pessoal emerge como um forte catalisador para a transição de carreira no Brasil.

A pesquisa também evidencia a importância crescente da autossatisfação e bem-estar no ambiente de trabalho como motivadores principais para essa mudança. Walsh critica a normalização de comportamentos e atitudes prejudiciais no ambiente de trabalho, como assédio e pressão psicológica, que ainda são prevalentes em algumas áreas e contribuem para a desmotivação profissional.

Diante desse cenário, o especialista aconselha os profissionais em transição a realizar uma pesquisa aprofundada sobre a área de interesse, explorando as responsabilidades diárias e requisitos das posições desejadas, utilizando plataformas como o LinkedIn para tal.

Com a digitalização e globalização moldando o futuro do trabalho, surgem novas oportunidades em setores emergentes como inteligência artificial e desenvolvimento sustentável. Walsh enfatiza a importância de os profissionais se manterem atentos às tendências e inovações que definirão o mercado de empregos no futuro, preparando-se para uma jornada de transição de carreira bem-sucedida e alinhada com as demandas contemporâneas e futuras do mercado.


Por: Redação Mundo RH


Massificados

Posts relacionados


Deixe seu Comentário:

=