Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 22/03/2013 às 16:08:38
Ministério atualiza regras para fornecimento de talidomida pelo SUS
Revisão vale para doenças decorrentes do transplante de medula óssea. Normas são 'manual de conduta' para hospitais e médicos, diz ministério.
O Ministério da Saúde publicou uma portaria nesta sexta-feira (22), no Diário Oficial da União, atualizando as normas do para uso do medicamento talidomida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A revisão vale para o caso de aplicação do remédio para dois distúrbios que podem ocorrer com quem passou por transplante de medula óssea - o mieloma múltiplo e a Doença Enxerto Contra o Hospedeiro.
O protocolo com as regras não era atualizado desde 2002, segundo o Ministério da Saúde, e agora segue recomendações feitas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2011.
Pelas novas normas, o remédio pode ser prescrito para mulheres em idade fértil, após avaliação médica que garanta que não haja gravidez, a partir de agora. Também é necessário comprovar que a mulher utiliza dois métodos anticoncepcionais (pílula e camisinha, por exemplo).
O protocolo é como um "manual de conduta" para hospitais e médicos credenciados pelo SUS, afirma o ministério.
A talidomida, remédio de controle especial, só pode ser indicada para dois tipos de doenças além daquelas complicações que decorrem do transplante de medula óssea: hanseníase e lúpus. As regras para estas duas doenças, no entanto, já foram atualizadas, diz o ministério.
Fonte: G1
Fonte: G1
Posts relacionados
Poluição do ar pode aumentar risco de insuficiência cardíaca e câncer de pulmão
Novos estudos mostram que pequenos aumentos nos níveis de poluentes podem elevar as chances de desenvolvimento dessas doenças
Hospitais com selo de filantropia realizam 135 projetos para o SUS
Graças ao certificado de filantropia e ao reconhecimento como hospitais de excelência conquistado em 2008, Sírio-Libanês, Albert Einstein, Oswaldo Cruz, Hospital do Coração (HCor), Samaritano e Moinhos de Vento deixaram de recolher quase R$ 1 bilhão de encargos trabalhistas nos últimos três anos.
Casos de dengue no país diminuem 60% em janeiro
O número de casos de dengue este mês diminuiu 60% em relação a janeiro do ano passado, informou o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue, Giovanini Coelho.


