Publicado por Redação em Notícias Gerais - 01/02/2013 às 09:39:31

Mercado de trabalho resiste a baixo crescimento da economia brasileira

Os números positivos sugerem que o mercado de trabalho, especialmente no setor de serviços, ainda resiste ao baixo crescimento da economia.

A locomotiva econômica brasileira perdeu força em 2012, mas, mesmo com o país crescendo pouco, as contratações com carteira assinada continuam aumentando, ainda que em um ritmo mais lento. O Brasil encerrou o ano com desemprego historicamente baixo, apesar da economia mais fraca. O que parece contraditório tem explicação, segundo André Loés, economista-chefe do Banco HSBC.

“O mercado de trabalho sempre leva mais tempo para se ajustar do que os demais mercados, ele tem uma série de rigidez, mas, neste momento, a questão de falta de mão-de-obra mais especializada no Brasil está fazendo com que essa dicotomia permaneça mais tempo do que o normal”, afirma Loés.

O que também explica o baixo desemprego é o fato de setores que demandam muita mão de obra, como comércio, serviços e construção civil, estarem sustentando a atividade econômica no país.

A indústria, o setor que tem o pior desempenho da economia, consegue funcionar com muitas máquinas, sem empregar tanta gente. Quando vai mal, o impacto no mercado de trabalho não é tão grande. O especialista em mercado de trabalho diz ainda que a demografia é mais uma razão para o emprego em alta com a economia desacelerando.

“A população brasileira cresce cada vez menos. Isso significa que, a cada ano, menos gente, menos jovens, chegam ao mercado de trabalho. O emprego cresce, mas tem menos gente para ocupar esses empregos. Por causa da demografia, mesmo que a gente tenha pouco crescimento econômico, a taxa de desemprego pode ficar baixa durante muito tempo”, diz Hélio Zylberstajn, professor de Economia do Trabalho da FEA-USP. 

Fonte: g1.globo.com


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Governo federal propõe aos estados unificação da alíquota do ICMS em 4%

Resolução pode ser apreciada pelo Senado ainda esse ano. Caso os governadores cheguem a acordo, a medida poderá entrar em vigor em 2013 

Notícias Gerais, por Redação

Investidores enxergam Ibovespa em 72.500 pontos, mostra pesquisa do Citi

Os investidores continuam confiantes no desempenho das bolsas de valores na América Latina, com destaque para o Brasil. Segundo pesquisa do Citigroup com mais de 50 investidores institucionais ao redor do globo

Notícias Gerais, por Redação

FMI diz que China precisa reformar sistema financeiro

O FMI (Fundo Monetário Internacional) julga ser necessário que China implemente reformas em seu sistema financeiro nos próximos cinco anos de modo a conter investimentos excessivos, informou nesta sexta-feira o chefe de uma missão da instituição no país asiático, Nigel Chalk.

Deixe seu Comentário:

=