Publicado por Redação em Previdência Corporate - 07/02/2011 às 16:48:48
Mensalidades escolares foram reajustadas em até 8,67% neste ano
SÃO PAULO – As mensalidades escolares subiram até 8,67% neste ano, considerando as sete principais capitais do País. O percentual foi verificado nas instituições de Ensino Médio, segundo mostra levantamento feito pelo economista da FGV (Fundação Getulio Vargas), André Braz.
Os dados mostram que as mensalidades do Ensino Médio registraram a maior alta em São Paulo, de 9,34%. Já em Porto Alegre ocorreu a menor elevação, de 6,92%.
As mensalidades do Ensino Superior, por sua vez, foram as que menos subiram no País, em média, 4,47%. Considerando as capitais, em São Paulo, ocorreu o menor aumento, de 2,96%. Em Brasília, por sua vez, houve a maior elevação, de 8,67%.
Mais aumentos
Considerando os demais tipos de ensino, houve aumento de 7,73% nas mensalidades das creches. Para esse nível, os dados compilaram apenas os reajustes de Porto Alegre e Rio de Janeiro, onde as mensalidades encareceram 7,95% e 7,58% neste ano, respectivamente.
Os pais que matricularam os filhos no Ensino Fundamental sentirão um aumento médio de 8,33% nas mensalidades. Nesse caso, a maior alta foi verificada em Salvador, de 10%. Já a menor elevação foi registrada em Porto Alegre, de 7,07%.
As mensalidades do ensino infantil, por sua vez, ficaram em média 8,16% mais caras, com o aumento mais expressivo em Brasília (9,06%) e o menos intenso em Salvador (8%), conforme a tabela abaixo:

Fonte: web.infomoney.com.br | 07.02.11
Posts relacionados
Qual a melhor previdência, considerando a declaração de IR?
Dúvida do internauta: Sempre investi em um plano de previdência privada tipo Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) e, devido ao aumento da minha renda, mudei para a modalidade Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL).
Aposentado: INSS tem 45 dias para pagar atrasados
As decisões dos juízes federais em ações previdenciárias serão executadas em até 45 dias com a adoção das recomendações feitas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
INSS: 500 mil têm direito a revisão de aposentadoria; entenda
Aproximadamente 500 mil aposentados do País continuam trabalhando e, segundo especialistas, têm direito de pedir um novo cálculo da aposentadoria, que leve em consideração o novo tempo de contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Mais uma estatal na previdência?
A previdência complementar para os servidores públicos resulta das reformas da previdência social ocorridas em 1998 e 2003, por meio, respectivamente, das Emendas Constitucionais nº 20 e nº 21, as quais introduziram a possibilidade de fixação de um teto para os benefícios pagos a este grupo de pessoas, na forma prevista no artigo 40, da Constituição Federal.


