Publicado por Redação em Gestão de Saúde - 02/11/2021 às 15:45:24

Mamografia: com qual idade começar a fazer?



Já sabemos que a mamografia pode salvar vidas. 
Depois dessa afirmativa simples, vem muita discussão. As mulheres deveriam começar a fazer o exame aos 40 anos ou aguardar até os 50 anos?

A recomendação de quando se deve começar a fazer a mamografia pode variar bastante dependendo do país. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) aconselha a começar aos 50 anos. Além disso, recomenda a realização do exame a cada dois anos. Mas a Lei nº 11.664, de 2008, estabelece que todas as mulheres têm o direito de realizar o exame a partir dos 40 anos.

O Inca esclarece que a lei não invalida a recomendação anterior. Contudo, a recomendação pode ser alterada em alguns casos em que se presume um risco maior de desenvolvimento do câncer de mama.

Quem deve começar a fazer mamografia antes dos 50?

Mulheres com histórico familiar de câncer de mama, em que um ou mais parentes de primeiro grau foram acometidos antes dos 50 anos, apresentam um risco mais elevado de ter câncer de mama. Este grupo deve ter acompanhamento desde os 35 anos para maiores chances de um diagnóstico precoce do câncer de mama.

Mulheres que tiveram a primeira menstruação precoce, menopausa tardia (após os 50 anos), primeira gravidez após os 30 ou que não têm filhos também devem realizar o exame de mamografia. Além disso, o médico responsável também pode solicitar outro exame de imagem como a ultrassonografia.

Para mulheres entre 40 e 49 anos que não se enquadram nestes casos, a recomendação é de que se faça o exame clínico anual. A partir dos resultados deste exame, o médico responsável pode solicitar uma mamografia para checar alterações.

Segundo pesquisas, aproximadamente 65% das mulheres descobrem tumores ao acaso. Embora o ministério da saúde não recomende a autopalpação como método de prevenção isolado, deve ser realizada sempre que a mulher estiver confortável. O autoexame pode ser feito durante o banho, ao se vestir ou antes de dormir. Mesmo assim, um exame complementar de mamografia digital não deve ser descartado, mesmo em mulheres jovens.

Informação é fundamental

Mais importante do que concentrar-se na técnica é obter informações corretas de forma que a detecção precoce seja possível. Entre as recomendações oficiais do Inca, destacam-se:

1. Toda mulher deve ficar alerta aos primeiros sinais e sintomas do câncer de mama, procurando avaliação médica.

2. Toda mulher deve saber que o controle de peso corporal e da ingestão de álcool, além da amamentação e de atividades físicas, são formas de prevenir o câncer. Informe-se e viva com saúde!

Contraindicações para a mamografia

Evite fazer a mamografia durante o período menstrual. Pois, a menstruação tende a deixar os seios mais sensíveis, o que pode gerar incômodo durante o exame. Dessa forma, opte por realizar a mamografia entre o 5º e 10º dia do início do ciclo mentrual. Além disso, gestantes e lactantes só devem realizar o exame se houver uma suspeita preocupante de câncer de mama. Da mesma forma, mulheres que realizaram inserção de prótese mamária devem esperar 6 meses para fazer a mamografia, a fim de preservar o processo de cicatrização.

Preparo para a mamografia digital

No dia da sua mamografia digital, use duas peças de roupas, como uma blusa e uma calça. Assim, só será necessário remover a parte de cima para a realização do exame. Além disso, você não deve usar cremes, perfumes, talcos e desodorantes na data marcada. Caso tenha utilizado, tome banho para remover da pele os resíduos.

Atenção:

A forma mais eficaz de prevenir um câncer de mama ainda é o acompanhamento médico constante. Sempre que suspeitar de alguma alteração em sua saúde, procure orientações de um especialista.
 


Fonte: Revista Seleções


Alper Consultoria em Seguros

Posts relacionados


Deixe seu Comentário:

=