Publicado por Redação em Gestão de Saúde - 19/07/2022 às 15:14:06

Dente é osso? A resposta vai te surpreender



Você já parou para pensar, entre uma mordida e outra, se os seus dentes são ossos? Apesar de serem rígidos e terem cálcio em sua composição, acertou quem disse que a resposta é não. 

Relacionar a composição da nossa dentição com ossos é mais comum do que muita gente imagina, porque, de fato, ambos têm algumas coisas em comum. Além de serem brancos e duros, tanto os dentes quanto os ossos apresentam muito conteúdo inorgânico composto por cálcio e fosfato, o que lhes confere dureza.

No entanto, o dente é composto por algumas camadas como o esmalte, que é a estrutura mais externa e brilhante, a dentina e a polpa dentária. Já o osso é composto por tecido ósseo contendo células que o revestem e estão no seu interior.

O que é o dente, afinal?

O dente nada mais é  do que um órgão do nosso corpo, como o coração, a pele e os pulmões. Isso significa que ele, inclusive, pode ser doado para fins de pesquisa em instituições de ensino ou ser fonte doadora de células-tronco.

A principal diferença entre dentes e ossos é a capacidade de regeneração deste último, característica que o dente não tem. Mais uma razão para você cuidar dos seus dentes com muito carinho, não é mesmo?


 

Fonte: Portal Terra


Seguro Auto

Posts relacionados


Deixe seu Comentário:

=