Publicado por Redação em Notícias Gerais - 03/04/2013 às 10:39:37
Lei que desonera folha de pagamentos é publicada com 20 vetos
Com duas dezenas de vetos, a presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quarta-feira (3) a Lei 12.794, de conversão da Medida Provisória 582, que ampliou a lista de desoneração fiscal sobre a folha de pagamentos a empresas de serviços e de outros setores.
Com a medida, as empresas deixarão de recolher 20% da contribuição previdenciária e passarão a pagar de 1% a 2% sobre o faturamento. A lei foi publicada na edição de hoje do "Diário Oficial da União".
Entre os beneficiados estão segmentos específicos dos setores de carnes, máquinas e equipamentos elétricos, papel, têxtil, produtos químicos, plásticos e borrachas, entre outros.
Mas a desoneração foi vetada para alguns setores que haviam sido incluídos na MP durante sua tramitação no Congresso.
Entre os segmentos vetados estão empresas de transporte rodoviário, ferroviário e metroviário de passageiros, prestadoras de serviços de infraestrutura aeroportuária, prestadoras de serviços hospitalares, a indústria de reciclagem, empresas jornalísticas e de radiodifusão, alguns segmentos de transporte rodoviário de cargas e empresas de engenharia e arquitetura, entre outros.
Na mensagem encaminhada para justificar os vetos, a presidente afirma que "os dispositivos violam a Lei de Responsabilidade Fiscal ao preverem desonerações sem apresentar as estimativas de impacto e as devidas compensações financeiras. O veto destas novas desonerações implica o veto dos respectivos dispositivos de vigências."
OUTROS PONTOS
A lei trata ainda de outros temas, como a redução de prazo para efeito de desconto do imposto sobre a renda da depreciação acelerada de bens de capital.
Também instituiu o Reif (Regime Especial de Incentivo ao Desenvolvimento da Infraestrutura da Indústria de Fertilizantes), que suspende a incidência do PIS/Pasep e da Cofins sobre as receitas de venda e nas importações de máquinas do setor.
Fonte: Folha
Posts relacionados
CNT: avaliação positiva do governo sobe de 49,2% para 56,6%
Pesquisa CNT, divulgada nesta sexta-feira, mostra que a avaliação positiva do governo da presidente Dilma Rousseff ficou em 56,6% em julho.
INSS se compromete a revisar 491 mil benefícios e pagar atrasados
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi) entraram em acordo nesta quinta-feira para corrigir e pagar atrasados de benefícios por incapacidade concedidos a partir de 1999.
Emprego na indústria cai 0,5% em janeiro, diz IBGE
O emprego na indústria brasileira diminuiu 0,3% em janeiro sobre dezembro e 0,5% na comparação com igual mês de 2011, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira.
Dilma volta a discutir mudanças na poupança
A presidente Dilma Rousseff vai reunir sua equipe econômica para avaliar se vale a pena enfrentar o desgaste eleitoral de mudar já o cálculo da caderneta de poupança ou se é possível esperar mais.
Entrada de dólares no país supera saída em US$ 3,458 bilhões
A entrada de dólares no país superou a saída em US$ 3,458 bilhões na primeira semana de outubro (entre os dias 3 e 7), divulgou nesta quinta-feira (13) o Banco Central.
Correios correm o risco de ficar com agências lotadas após greve
Com a previsão para normalizar entregas no prazo de até dez dias, clientes em busca de encomendas e correspondências que não chegaram durante os 29 dias de paralisação devem evitar ir às agências dos Correios hoje, quando os funcionários retornam ao trabalho.


