Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 03/05/2011 às 17:46:44

Lei do teste da orelhinha é considerada inconstitucional no Rio

A Justiça do Rio de Janeiro determinou, durante sessão ocorrida segunda-feira (2), que a obrigatoriedade do teste da orelhinha é inconstitucional. O exame identifica precocemente o risco de a criança perder a audição.

Uma lei da capital fluminense de 2009 especificava que o teste seria requisito para que os recém-nascidos recebessem alta dos médicos e pudessem ir para casa.

Na ação proposta contra a Câmara Municipal, a prefeitura afirmou que a legislação criava obrigações sobre a prestação de serviços de saúde para o órgão executivo. Segundo o relator, o desembargador Luiz Felipe Haddad, a lei desrespeita o princípio da separação dos poderes.

A Secretaria Municipal da Saúde afirmou que o exame 'já é feito em todas as maternidades municipais, que são equipadas com aparelho e um profissional capacitado para a realização do procedimento.' Segundo a pasta, o serviço continuará sendo oferecido nas unidades onde já existe.

Em agosto de 2010, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou lei que obriga hospitais e maternidades públicos a oferecer o exame gratuitamente.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 03.05.11


Seguros Pessoais

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Saiba o que muda em relação aos planos de saúde

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta quarta-feira, em Brasília, que o governo será mais rígido em relação às regras para negativa de cobertura por parte dos planos de saúde.

Saúde Empresarial, por Redação

Sírio Libanês vai lançar inventário sobre emissão de CO2

No intuito de garantir a perenidade da instituição de modo ativo e responsável, o Hospital Sírio Libanês, de São Paulo, vai lançar um inventário sobre emissões de CO2. De acordo com o coordenador de sustentabilidade do hospita

Saúde Empresarial, por Redação

Anvisa e Receita apreendem lixo hospitalar enviado dos EUA

Nos documentos de importação, há uma falsa informação de que o material seria tecido de algodão com defeito. A importadora é uma empresa do ramo têxtil

Deixe seu Comentário:

=