Publicado por Redação em Notícias Gerais - 18/04/2011 às 17:30:48

Lapa é a campeã em furtos de veículos

Bairro da zona oeste é onde mais são registrados crimes do gênero na cidade; Perdizes e Pinheiros vêm logo atrás

Já o roubo de carro, que inclui uma ameaça à vítima, acontece mais nas regiões pobres do município de São Paulo

DE SÃO PAULO

A Lapa é o bairro campeão de furtos de veículos na cidade de São Paulo. Foram 410 casos no primeiro trimestre deste ano. Em seguida, vêm mais dois bairros da zona oeste: Perdizes e Pinheiros.

Só nos distritos policiais dessas três áreas é registrado o sumiço de quase 12 carros por dia, pouco mais de 10% das ocorrências de furtos de veículos da cidade. "As áreas de classe média são os campos de caça dos ladrões de carros", diz Guaracy Mingardi, especialista em segurança pública.

Ele explica que Perdizes, por exemplo, é um bairro com muitos prédios residenciais, onde os visitantes e até moradores costumam estacionar seus carros na rua. "Em Pinheiros é diferente. Lá existe muito comércio, e os compradores param por pouco tempo na rua", afirma Mingardi.

O especialista diz que roubo de carro (quando o assaltante ameaça o dono do veículo) tem uma característica diferente: ocorre em regiões mais pobres da cidade.

Os dados da Secretaria da Segurança Pública reforçam essa tese. A delegacia onde mais se registraram roubos de carros foi a de São Mateus (extremo leste), seguida por Jabaquara e Campo Limpo (zona sul), bairros que vêm registrando crescimento, mas que ainda têm várias áreas de baixa renda.

Os bairros campeões dos pequenos furtos (carteiras, celulares etc.) são os mais centrais, onde há grande circulação de pessoas.

Só no 1º DP (Sé), foram registrados 2.513 furtos no primeiro trimestre deste ano, quase 30 por dia. Em seguida, vem o 3º DP (Santa Ifigênia), com 1.454. Somados, os dois DPs respondem por 10% de todos os furtos da cidade.

As duas áreas também são campeãs de roubos, excluindo carros, cargas e bancos.

TRÂNSITO

Os dados oficiais reforçam o quanto é arriscado estar dentro de um carro nas ruas da capital.
No trimestre, houve o registro de 156 homicídios culposos (sem intenção) em acidentes de trânsito na cidade. Em toda a cidade, foram 13 homicídios culposos em outras circunstâncias. A diferença em relação aos feridos também é enorme. Enquanto 6.131 pessoas tiveram lesão corporal no trânsito, fora dele são 319 ocorrências.

O DP do Bom Retiro, primeiro dessa lista, registrou oito mortes causadas por acidentes de carro no trimestre. (ROGÉRIO PAGNAN, EVANDRO SPINELLI E EDUARDO GERAQUE)

Fonte: www.skweb.com.br | 18.04.11


Massificados

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas europeias feham no menor patamar em 6 semanas

As bolsas de valores da Europa encerraram a quinta-feira no menor patamar em seis semanas, em meio a preocupações de que a crise de dívida da regão saia de controle, depois de Espanha e França pagarem altos rendimentos nos leilões de seus bônus.

Notícias Gerais, por Redação

Médicos fazem consulta relâmpago para trabalhar menos horas em SP

Médicos da rede pública de São Paulo trabalham menos horas do que foram contratados e, para cumprir uma meta de pacientes atendidos, fazem consultas relâmpagos, de até menos de dois minutos.

Deixe seu Comentário:

=