Publicado por Redação em Notícias Gerais - 07/08/2012 às 16:03:47

Justiça manda Receita e Anvisa operarem com escala mínima em SC

A Justiça Federal em Santa Catarina determinou que Receita Federal e Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) operem com pelo menos 30% de servidores nos portos de Itajaí e Navegantes e concluam em até oito dias os despachos de importação e exportação de mercadorias.

As liminares (decisões provisórias) resultam de mandados de segurança impetrados pela Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina) e pela Fecomércio (Federação do Comércio de Santa Catarina).

Segundo o diretor executivo da Fecomércio, Marcos Arzua, centenas de empresas estão com mercadorias paradas nos portos. "A importação de remédios é uma das questões mais críticas, por se tratar de um produto essencial. Recebemos a informação de importadoras que muitas cargas estão com prazos de validade vencendo."

Ele afirma que a inspeção sanitária está demorando em média quatro vezes mais do que em períodos sem paralisação. Funcionários da Anvisa estão em greve desde o dia 16 de julho.

O diretor jurídico da Fiesc, Carlos Kortz, diz que a entidade respeita o direito de greve dos servidores, mas o mandado de segurança tem como objetivo garantir o direito ao comércio. Segundo ele, as exportações de alimentos, produtos têxteis e eletrônicos estão entre as mais prejudicadas.

A operação-padrão dos fiscais da Receita Federal começou em 18 de junho, mas, segundo Kortz, os problemas se agravaram nas duas últimas semanas, com acúmulo de cargas para liberação.

Nas liminares, o juiz federal substituto Nelson Gustavo Alves detalha ainda a dificuldade, no próprio processo, em se obter informações sobre o andamento das operações nos portos e diz que esse é mais um argumento a favor da decisão.

A reportagem solicitou informações aos portos de Itajaí e de Navegantes sobre o prazo na liberação das cargas, volume acumulado e número de servidores que estão trabalhando, mas não obteve resposta.

Fonte: Folha


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

PE: bando desviou R$ 8 mi de seguro-desemprego e Bolsa Família, diz PF

  A Polícia Federal iniciou uma operação na manhã desta segunda-feira contra uma quadrilha suspeita de desviar dinheiro que seria destinado ao pagamento de seguro-desemprego e do programa Bolsa Família em Olinda (PE), na região metropolitana do Recife.

Notícias Gerais, por Redação

Empreendedores individuais devem entregar declaração até 31 de maio

Os empreendedores individuais que se inscreveram no programa até o dia 31 de dezembro de 2011 devem entregar a DASN-Simei (Declaração Anual do Simples Nacional para Microempreendedor Individual) até o final do mês (31).

Notícias Gerais, por Redação

Senado aprova aposentadoria especial para garis

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou, nesta terça-feira, um projeto que concede aposentadoria especial para garis e profissionais que atuam na limpeza urbana.

Notícias Gerais, por Redação

Contribuinte deve ficar atento ao prazo para corrigir pendências na declaração

Os contribuintes devem ficar atentos ao prazo para corrigir eventuais pendências na declaração do Imposto de Renda, para não cair na malha fina.

Notícias Gerais, por Redação

Após abertura positiva, Ibovespa vira e registra queda de 0,3%

Após iniciar o pregão com leve alta, o Ibovespa já passa a operar no campo negativo nesta primeira meia hora de negociações desta segunda-feira (2). Às 10h29 (horário de Brasília), o benchmark da bolsa brasileira recuava 0,33%, aos 64.298 pontos.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil e China lideram captação de private equity em emergentes

Os mercados emergentes continuaram crescendo na captura de recursos da indústria global de private equity em 2011, com destaque para Brasil e China, informou nesta segunda-feira uma entidade do setor.

Notícias Gerais, por Redação

Dilma pede controle de gastos ao Congresso

Em sua mensagem para a reabertura dos trabalhos do Congresso, amanhã, a presidente Dilma Rousseff fará um apelo à austeridade fiscal e ao controle de gastos.

Notícias Gerais, por Redação

Miriam Belchior tenta defender IPI maior para empresários

A ministra Miriam Belchior (Planejamento) teve que defender a medida que elevou o IPI para carros importados, anunciada na semana passada, a uma plateia de empresários em São Paulo.

Deixe seu Comentário:

=