Publicado por Redação em Notícias Gerais - 27/04/2012 às 16:54:19

IR: mudou de emprego durante 2011? Saiba como declarar a renda obtida no ano

Caso você tenha mudado de emprego durante o ano passado, você deve informar as duas empresas como fontes pagadoras em sua declaração de Imposto de Renda ano-base 2011. O que o Fisco quer é que você declare todo o seu rendimento tributável recebido durante o ano de 2011, desde que esta soma total tenha ultrapassado o teto de isenção de R$ 23.499,15.

Exija o Informe de Rendimentos
Cabe ao seu ex-empregador e à atual empresa entregar a você um documento, conhecido como Informe de Rendimento, que contém todo o rendimento pago ao longo do ano passado, incluindo o imposto de renda retido do seu salário, e as contribuições previdenciárias devidas ao INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).

De posse destes documentos, você terá condições de informar com precisão, na sua declaração de IR, tudo o que recebeu das duas empresas em 2011. A estrutura do Informe de Rendimentos (campos informando os valores) segue a do formulário da declaração de renda, de forma a facilitar o entendimento dos dados para o preenchimento correto.

Outros rendimentos também entram
Lembre-se de que, aqui, tratamos apenas dos rendimentos do seu trabalho assalariado. Outros rendimentos, como os provenientes de imóveis alugados, pensões alimentícias, aposentadorias, entre outros diversos, também devem ser declarados por você.

É importante ficar atento à forma de inclusão dos seus rendimentos, para evitar erros que possam levar a sua declaração a ser retida na malha fina. Além disso, fique atento ao prazo de entrega, que termina na segunda-feira, dia 30 de abril.

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Copom deve subir juro para 8,5% ao ano nesta quarta, esperam analistas

Juro maior busca controlar inflação e pode aliviar pressão sobre o câmbio. Entretanto, também pode ter impacto no crescimento da economia brasileira.

Notícias Gerais, por Redação

Em apenas seis meses, projeções para economia brasileira despencam

Ao longo dos seis primeiros meses do ano, o Banco Central divulgou 26 edições do Relatório Focus. Do total, 13 publicações, exatamente a metade, revisaram as expectativas do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro para baixo.

Notícias Gerais, por Redação

IPI maior para carro importado pode frear investimento chinês

O aumento do IPI para carros importados reduzirá a quase zero a exportação chinesa para o Brasil e freará os investimentos de montadoras "devido à política instável do governo brasileiro", prevê a Associação dos Passageiros de Carro da China

Deixe seu Comentário:

=