Publicado por Redação em Dental - 06/07/2011 às 14:13:24

Iogurte natural combate o mau hálito, diz pesquisa.

Iogurtes sem açúcar podem ajudar a acabar com o mau hálito, cáries e problemas na gengiva, conforme um estudo que cientistas japoneses apresentaram num encontro da Associação Internacional para Pesquisa Dental.
 
De acordo com a pesquisa, tomar iogurte reduz os níveis de gás sulfídrico, uma das principais causas do mau hálito, em 80% dos voluntários.
 
A redução do mau hálito seria causada por bactérias ativas no iogurte, especificamente Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermiphilus.
 
Os 24 voluntários que participaram do estudo receberam instruções rigorosas sobre higiene oral, dieta e ingestão de remédios.
 
Bactérias
 
Eles passaram duas semanas evitando iogurtes e comidas semelhantes, como queijo.
 
Os pesquisadores então retiraram saliva e amostras das línguas dos voluntários para medir os níveis de bactérias e componentes que causam odor, incluindo o gás sulfídrico.
 
Depois, os voluntários tomaram 90 gramas de iogurte por dia durante seis semanas e tiveram mais amostras recolhidas pelos pesquisadores.
 
Eles descobriram que os níveis de gás sulfídrico tinham diminuído em 80% dos participantes.
 
Os níveis de placa e de gengivite também ficaram significativamente mais baixos.
 
"O consumo freqüente de comidas com altos níveis de açúcar é a principal causa de cáries, que podem causar muita dor e desconforto", disse Nigel Carter, presidente da Fundação Britânica de Saúde Dental.
 
"Embora essa pesquisa ainda esteja nos estágios iniciais, não há dúvidas de que iogurtes sem açúcar são uma alternativa muito mais saudável a chocolates e doces. Nós encorajamos as pessoas a incorporá-los a suas dietas", afirmou.
 
Uma em cada quatro pessoas sofre de mau hálito regularmente, e 19 em cada 20 são afetadas por doenças da gengiva em algum momento de suas vidas.
 
Carter enfatizou, porém, que a melhor maneira de combater o mau hálito é adotar uma rotina de cuidados com a saúde oral.
 
Isso significa escovar os dentes duas vezes por dia com cremes dentais que contenham flúor, usar fio dental e visitar o dentista regularmente.
 
Fonte: odontologika.uol.com.br | 06.07.11

Posts relacionados

Dental, por Redação

Refluxo prejudica saúde bucal e aumenta chances de câncer

Estima-se que mais de 20 milhões de pessoas sofram de refluxo gastroesofágico. 

Dental, por Redação

Transtornos alimentares prejudicam saúde bucal; entenda

 Os transtornos alimentares normalmente surgem em situações de maior vulnerabilidade emocional, ou seja, nos momentos de crise ou transição.

Dental, por Redação

Mercado carioca de odontologia cresce 177% em menos de seis anos

Com quase 16 milhões de habitantes, o Estado do Rio de Janeiro apresenta um dos maiores crescimentos no setor nacional de assistência odontológica. Em 2006, a região possuía 863 mil beneficiários com algum tipo de cobertura nesse segmento.

Dental, por Redação

Sorrir faz bem para a saúde

O dicionário define o ato de rir como ter um ar agradável, alegre, sorrir, mostrar afabilidade, achar graça, desfrutar. Tudo de bom, não é? E todos esses aspectos positivos da risada foram identificados em uma pesquisa feita pela antropóloga Mirian Goldenberg.

Dental, por Redação

Sesc Taubaté promove palestra sobre saúde bucal

O Sesc Taubaté promove dia 10 de maio, a partir das 10h, palestra que apresentará orientações sobre a manutenção da saúde bucal, destacando a consequente melhoria da qualidade de vida a partir dos cuidados com a boca.

Dental, por Redação

Dia do Odontólogo na Oncologia do Hospital de Urgência

Prevenção. Foi com esse objetivo que o Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) realizou na manhã desta quinta-feira, 27, ações de higiene bucal em homenagem ao Dia do Odontólogo, celebrado nacionalmente no dia 25 de outubro.

Deixe seu Comentário:

=