Publicado por Redação em Previdência Corporate - 12/07/2011 às 10:10:16
Inflação dos idosos desacelera e encerra segundo trimestre em 1,30%
SÃO PAULO – De acordo com o IPC-3i (Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade), divulgado nesta terça-feira (12) pela FGV (Fundação Getulio Vargas), a inflação para a população com idade acima de 60 anos encerrou o segundo trimestre do ano em 1,30%, acima da média nacional de 1,28% para o mesmo período.
Em comparação com o primeiro trimestre deste ano, quando o índice registrou variação de 2,18%, a taxa é 0,88 ponto percentual menor. No que diz respeito aos últimos 12 meses, o levantamento mostra que o IPC-3i avançou 6,10%, enquanto que o IPC-BR ficou em 6,40%.
Influências positivas e negativas
No segundo trimestre de 2011, em relação ao primeiro deste ano, as maiores influências para a desaceleração do índice partiram de itens do grupo Alimentação, que passou de 2,63% para 0,15%; Transportes (4,58% para 1,17%), Despesas Diversas (2,79% para 1,06%) e Educação, Leitura e Recreação (3,19% para 2,33%).
Os itens que mais contribuíram para a desaceleração dos referidos grupos foram hortaliças e legumes (25,46% para 2,69%), tarifa de ônibus urbano (7,74% para 0,91%), mensalidade para TV por assinatura (2,90% para -0,15%) e curso de ensino superior (4,86% para 0,00%), nesta ordem.
As demais classes: Saúde e Cuidados Pessoais (1,54% para 2,37%), Habitação (1,34% para 1,71%) e Vestuário (0,60% para 2,93%), por outro lado, apresentaram movimento contrário no período analisado.
Dentro desses grupos, os itens que mais se destacaram foram, respectivamente, medicamentos em geral (0,36% par 3,58%), tarifa elétrica residencial (0,29% para 2,56%) e roupas (0,55% para 3,43%).
Fonte: web.infomoney.com.br | 12.07.11
Posts relacionados
Opção por renda fixa ou variável é dilema na hora da previdência
Na hora de escolher o perfil do plano de previdência privada, o investidor enfrenta vários dilemas: fundos de renda fixa (escolha mais conservadora, embora ainda tenha risco), multimercado sem renda variável (médio risco) e multimercados com maior ou menor parcela de ações.
Consigo sacar a previdência privada fechada antes do prazo?
Os fundos de previdência fechados de empresas corporativas têm regras que estabelecem as condições para que os participantes possam sacar os recursos depositados pela patrocinadora do plano. P
Cobertura previdenciária alcança 83,6% dos idosos brasileiros, diz ministério
A proteção aos idosos do país, por meio da Previdência Social, chega a 83,6% dos 20,6 milhões de brasileiros que têm mais de 60 anos. Entre as mulheres a cobertura é de 84,2% - maior que a dos homens, de 81,9%.


