Publicado por Redação em Notícias Gerais - 29/04/2014 às 11:37:25

Índice que reajusta aluguel desacelera alta para 0,78% em abril, mostra FGV

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) desacelerou a alta para 0,78% em abril, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta terça-feira (29). Em março, o índice tinha acelerado para 1,67% ao mês. Em abril do ano passado, o índice tinha subido 0,15%.

Este índice é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel de imóveis. O indicador é apurado entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês atual.

No ano, o IGP-M acumula alta de 3,35% e, em 12 meses, avanço de 7,98%.


Formação do indicador

A desaceleração em abril ocorreu graças a taxas menores nos preços agropecuários e industriais no atacado.

No atacado, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) --que responde por 60% dos IGPs-- subiu 0,79% em abril, após ter registrado alta de 2,20% em março.

A alta do IPA de produtos agropecuários cedeu de 6,15% para 2%, influenciada pela deflação de itens como soja em grão e farelo, laranja e minério de ferro. Por outro lado, subiram os bovinos, leite, batata inglesa e cana-de-açúcar. Já o IPA industrial baixou de 0,76% para 0,33%.

No varejo, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou em abril a mesma variação de março: 0,82%. A principal contribuição para a alta partiu do grupo saúde e cuidados pessoais (0,49% para 0,97%), em que a FGV destacou o item medicamentos em geral, que passou de queda de 0,03% para alta de 1,49%.

Também ficaram mais caros vestuário, alimentação e despesas diversas.

Já divulgado na semana passada, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou em abril variação de 0,67%, acima do resultado de março, de 0,22%.

Fonte: www.uol.com.br (Com Reuters e Valor)


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Brasil deve recuperar posto de 6ª maior economia em 2013, mostra FMI

Em 2012, país voltou a perder a posição para o Reino Unido. Previsão do fundo é que PIB brasileiro supere o da França em 2016.

Notícias Gerais, por Redação

Dilma promete infraestrutura para elevar competitividade e renda

A presidente Dilma Rousseff declarou nesta quarta-feira que o Brasil precisa elevar sua competitividade e ampliar investimentos em infraestrutura e tecnologia para propiciar a retomada do crescimento econômico e melhorar a renda per capita do brasileiro.

Notícias Gerais, por Redação

Técnicos alemães elogiam inss e destacam inclusão social no brasil

O trabalho desenvolvido pelo INSS na área de reabilitação foi elogiado por uma equipe técnica do Seguro Social Alemão que visitou nesta terça-feira, 2 de outubro, a Agência da Previdência Social do Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência, no Rio de Janeiro.

Notícias Gerais, por Redação

Mercado eleva inflação e mantém previsão de PIB em 2012

Em meio a um compasso de espera por mais indicadores domésticos e diante de uma melhora do cenário internacional, o mercado manteve suas perspectivas para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e para a Selic neste ano.

Notícias Gerais, por Redação

Crédito deve mostrar expansão em 2012, embora em ritmo mais lento

A carteira de crédito no Brasil deve continuar mostrando crescimento, mas em um ritmo mais lento neste ano, revelou a Pesquisa Febraban de Projeções Macroeconômicas e Expectativas do Mercado, conduzida junto a 31 analistas e realizada entre 26 a 30 de abril.

Notícias Gerais, por Redação

Balança comercial brasileira tem superávit de US$ 881 mi em abril

A balança comercial brasileira registrou superávit de US$ 881 milhões em abril, informou nesta quarta-feira o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).

Deixe seu Comentário:

=