Publicado por Redação em Notícias Gerais - 22/08/2014 às 10:12:26

Inadimplência nas operações com cartão de crédito se estabiliza

A inadimplência das operações com cartão de crédito estava em 6,7% em junho, informou ontem a Abecs. Para a associação que representa o setor, esse quadro está, contudo, sob controle e deverá continuar num nível “relativamente baixo”, em torno de 7%, até o fim do ano. A entidade estima o percentual de inadimplentes a partir dos dados do Banco Central (BC), combinando carteiras de crédito rotativo no cartão e as de parcelados com e sem juros.

A associação, contrária à concessão de descontos para os consumidores que pagam em dinheiro, estima R$ 1 trilhão em transações do setor este ano, um crescimento de 17%. Os cartões representaram 4,8 bilhões de transações, alta de 12,3%.

Marcelo Noronha, presidente da Abecs, ressaltou que “não há qualquer indicativo” de piora da inadimplência no setor, concentrada em pessoas físicas. Segundo ele, o indicador em junho é um dos menores já registrados, apesar de ter subido este ano, pois encerrou alguns meses em 6,3%.


O saldo da carteira de crédito dos cartões no Brasil, considerando os pagamentos à vista, parcelado com juros e sem juros e crédito rotativo, somou R$ 144 bilhões em junho. Do total, 71,3%, foram de operações sem juros. Em 2008, essa participação sem custo para o consumidor estava em 58,9%. O crédito rotativo perdeu espaço ano após ano. Foi a 2,2% em junho último ante 3,2% verificado em 2008. “O crédito rotativo está sendo diluído no mercado com o passar do tempo. Ele é incapaz de endividar sozinho os brasileiros por uma questão matemática”, observou.
 
Fonte: ABECS - São Paulo/SP


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Inadimplência cai, mas taxa de juros sobe para 26,5%

A taxa média de juros com recursos livres --empréstimos concedidos pelos bancos de acordo com as condições de mercado-- ficou em 26,5% em junho, uma alta de 0,7 ponto percentual em relação a maio, informou o Banco Central nesta terça-feira (25).

Notícias Gerais, por Redação

Setor privado emprega maior parte dos formados em Administração

O setor privado é o que emprega a maior parte dos profissionais formados em administração de empresas, segundo revela pesquisa realizada pelo CFA (Conselho Federal de Administração), elaborada pela FIA (Fundação Instituto de Administração).

Notícias Gerais, por Redação

Diretora do FMI descarta fim do euro em 2012

A diretora do FMI (Fundo Monetário Internacional), Christine Lagarde, descartou nesta sexta-feira (6) o fim do euro em 2012, durante uma visita a Johannesburgo, na África do Sul.

Deixe seu Comentário:

=