Publicado por Redação em Notícias Gerais - 18/11/2013 às 13:25:18
Inadimplência cresce 3,7% em outubro após quatro quedas, diz Serasa
O Indicador de Inadimplência do Consumidor medido pela Serasa Experian registrou aumento de 3,7% em outubro, na comparação com setembro. É a primeira alta após quatro quedas seguidas. No confronto com o mesmo período do ano passado, contudo, houve queda de 11,9%, a quinta consecutiva nessa base de comparação.
No acumulado de janeiro a outubro, ante o mesmo período do ano anterior, o índice caiu 0,6%.
O aumento da inadimplência do consumidor em outubro foi creditada pela Serasa Experian a fatores sazonais (maior volume de vendas pelo do Dia das Crianças e maior número de dias úteis em relação a setembro). "Por isso, não pode ser interpretado como reversão de tendência do atual momento de recuo dos níveis de inadimplência dos consumidores", diz a empresa, em nota.
As dívidas não bancárias (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) puxaram a alta da inadimplência em outubro, com variação positiva de 5,1% e contribuição de 2,2 ponto percentual para a taxa do mês.
A inadimplência com os bancos, os títulos protestados e os cheques sem fundos cresceu 0,9%, 16,8% e 10,6%, respectivamente.
Já o valor médio das dívidas não bancárias apresentou queda de 6,5% de janeiro a outubro de 2013, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Os títulos protestados também caíram 4,2%. Os cheques sem fundos e as dívidas com os bancos registraram alta de 8,5% e 2,0%, respectivamente.
Fonte: www.uol.com.br
Posts relacionados
Notícias Gerais, por Redação
A pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas chegou a 95,9% em setembro, segundo pesquisa da Serasa Experian divulgada nesta quarta-feira.
Notícias Gerais, por Redação
A partir da tarde desta segunda-feira, brasileiros que viajarem ao exterior têm à disposição um aplicativo móvel para tirar dúvidas sobre o transporte de bagagens.
Notícias Gerais, por Redação
Ao falar sobre as práticas em prol do meio ambiente, que podem ser realizadas no dia a dia do corretor de seguros, a diretora-executiva da CNseg, Solange Beatriz destacou que os profissionais precisam agora mirar os três pilares da sustentabilidade (social, ambiental e governança).
Notícias Gerais, por Redação
Foram lançados nesta terça-feira (19) os princípios de sustentabilidade em seguros da Unep FI (United Nations Environment Programme Financial Initiative), entidade criada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Notícias Gerais, por Redação
A migração de serviços tecnológicos para a nuvem da internet criará 13,8 milhões de novos postos de trabalho no mundo todo nos próximos três anos, sobretudo na Ásia,
Notícias Gerais, por Redação
O primeiro ano do governo Dilma Rousseff marcou a quebra de uma série histórica de 11 anos seguidos de crescimento dos investimentos realizados por empresas estatais federais, informa reportagem de Breno Costa, publicada na Folha desta segunda-feira
Notícias Gerais, por Suporte AWSoft!
Edson Bueno, nascido em uma família pobre no interior paulista, o médico fundador da Amil tornou-se o líder no mercado brasileiro de saúde ao comprar a concorrente Medial Saúde e ao tornar-se o maior acionista individual da Diagnósticos da América...
Deixe seu Comentário: