Publicado por Redação em Dental - 13/06/2011 às 13:02:57

Implante zigomático auxilia recuperação de pacientes com fissura de lábio e palato

Pessoas portadoras de fissura de lábio e palato já podem se submeter a uma cirurgia que lhes devolve os dentes e a harmonia facial em apenas 48 horas.

Trata-se do implante zigomático com carga imediata que, pela primeira vez no Brasil, está sendo feito em pacientes fissurados.

O cirurgião-dentista José Fernando Scarelli Lopes, que também é professor do Departamento de Prótese e Implante do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da USP (Centrinho) em Bauru, explica que os portadores de fissura de lábio e palato em geral apresentam baixo desenvolvimento das maxilas, ossos que compõem o maxilar e que suportam os dentes superiores. Devido a esse problema, não há como ancorar implantes dentários nas maxilas. A solução é fixar o implante no osso zigomático, uma estrutura que fica abaixo dos olhos popularmente conhecida como 'maçã do rosto', explica o professor.

Ao todo, são fixados quatro implantes, com aproximadamente 50 milímetros (mm) de comprimento cada um, sendo dois de cada lado do rosto, e implantes adicionais quando possível. Esses implantes irão sustentar uma estrutura metálica que tem a forma de um arco. É justamente este arco que irá acomodar a prótese dentária. "Após a fixação da estrutura, toda a região é reconstituída por meio de resina acrílica e dentes artificiais. Inclusive a gengiva é refeita, possibilitando ao paciente a total recuperação estética", conta Lopes.

O professor lembra que um dos principais problemas de pessoas portadoras de fissura de lábio e palato é a questão psicológica em decorrência da estética. "Esta técnica possibilita a total recuperação, o que permite dar uma nova vida ao paciente facilitando sua reintegração social", garante o professor. Ele conta que, até o momento, somente duas pessoas passaram pela cirurgia. "A última foi há cerca de nove meses e o paciente já havia passado por diversas tentativas de reabilitação oral. Somente com o implante zigomático é que ele obteve a total recuperação", lembra Lopes.

A técnica

O professor esclarece que o implante zigomático não é uma técnica inédita no Brasil, porém, em pacientes fissurados são as duas únicas operações até o momento. A técnica foi desenvolvida pelo professor sueco P.I. Branemark, que atualmente reside em Bauru.

O processo envolvendo a cirurgia e a recuperação do paciente dura, em média, 48 horas. Antes de se realizar os procedimentos cirúrgicos e protéticos deve se realizar um cuidadoso planejamento que incluem moldagem dos arcos, tomografia computadorizada que possibilitará a construção de um protótipo da área a ser operada. "Para possibilitar as etapas cirúrgica e protética, guias são confeccionados em resina acrílica para estabelecer as relações maxilo-mandibulares da futura prótese. Depois de 48 horas, é instalada a prótese e o paciente tem de volta sua vida totalmente normalizada."

Lopes lembra que atualmente já existem cerca de 50 pacientes aguardando o momento de realizar o implante zigomático no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais. "Como este tipo de procedimento envolve um planejamento complexo, estamos nos programando para torná-lo mais rotineiro, o que nos possibilitará uma ou duas cirurgias por mês.

Os estudos para o implante zigomático em fissurados contaram com a colaboração do professor João Henrique Nogueira Pinto, do HRAC-USP, e dos professores Luis Eduardo Marques Padovan, Hugo Nari Filho e Walter da Silva Jr., ambos da Universidade do Sagrado Coração (USC) de Bauru.

Fonte: odontologika.uol.com.br | 13.06.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Obesos são mais propensos a ter doenças bucais

Segundo dados do Ministério da Saúde, quase 49% da população brasileira estão acima do peso. A obesidade é um problema enfrentado no mundo inteiro e encarado como epidemia, até mesmo à frente da desnutrição.

Dental, por Redação

Spa odontológico muda sorrisos em 8 horas

Correr contra o relógio já é rotina, mas agora não é mais preciso reservar muito tempo para a cadeira do dentista. O conceito de spa odontológico já cresce e ganha adeptos em todo o mundo. Em um dia é possível começar e acabar o tratamento.

Dental, por Redação

Ministério vai avaliar atendimento odontológico no SUS

A partir deste ano, os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) também passam a fazer parte do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ).

Dental, por Redação

Erosão dental severa ligada a distúrbios alimentares

Distúrbios alimentares têm potencial de não apenas destruir seu corpo e mente, mas também sua boca, segundo um estudo clínico.

Dental, por Redação

Ações por um futuro livre de cárie já se tornam realidade na América Latina

Líderes mundiais em saúde bucal se reuniram na semana em que se inicia um dos mais importantes congressos da área odontológica - realizado plea International Association for Dental Research (IADR) -

Dental, por Redação

Existe coroa sem metal?

Hoje, todos os problemas estéticos bucais podem ser resolvidos ou suavizados por tratamentos odontológicos, que, com o aprimoramento da tecnologia e do material empregado e o trabalho de profissional competente, proporcionam sorrisos perfeitos, personalizados,

Deixe seu Comentário:

=