Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 01/07/2011 às 13:51:14
Hospital São Caetano será reaberto
Nesta quinta-feira (30), o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, publicou decreto para que o Executivo municipal utilize o falido Hospital São Caetano para fim de utilidade pública e seja reaberto. As informações são do jornal Diário do Grande ABC.
Auricchio havia declarado há algumas semanas que não mediria esforços para salvar o local. E, após entrar em acordo com a Justiça, a administração municipal foi declarada a fiel depositária do empreendimento – tem a obrigação de zelar pelo patrimônio do hospital. Para completar o objetivo, publica o decreto hoje.
Processo
Os últimos desdobramentos envolvendo o hospital não foram positivos. Depois de passar por problemas financeiros, reduziu o número de atendimentos até que encerrou as atividades em meados de agosto.
De acordo com a publicação, até hoje a Sociedade Beneficente Hospitalar São Caetano, antiga controladora e fundadora do empreendimento, não apresentou explicações completas para a falência. As estimativas de pessoas próximas ao hospital, na época, apontavam para dívidas de, aproximadamente, R$ 60 milhões.
Entre os problemas que o fim do hospital causou está o desamparo de cerca de 8.000 ex-conveniados do falido plano médico Di Thiene, que atendia exclusivamente no São Caetano. A maioria deles idosos e pagavam mensalidades abaixo do cobrado pelo mercado.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar determinou a liquidação extrajudicial do Di Thiene em agosto. O motivo foi simples. Dificuldades econômicos-financeiras anormais, segundo a agência.
O convênio era, justamente, a fonte de receita do São Caetano. Assim, mesmo com portabilidade especial, esses ex-conveniados, por entrarem na lista dos planos de saúde mais caros, encontraram dificuldades para migrarem a outro convênio.
Quem terá motivos para comemorar será o comércio próximo à Rua Espírito Santo, na qual está o hospital. Esses empresários tiveram grande impacto no faturamento com o fim do atendimento no prédio.
Novos empreendimentos
Além do Hospital São Caetano, a cidade receberá outro empreendimento de Saúde pública. No complexo Maria e Márcia Braido, a Prefeitura ergue o Hospital da Mulher. No setor privado, a rede carioca D’Or lançará o hospital de bandeira São Luis, no Espaço Cerâmica.
Fonte: saudeweb.com.br | 01.07.11
Posts relacionados
SUS fornecerá remédios para psoríase e falta de vitamina H
O Sistema Único de Saúde (SUS) incluiu duas novas drogas na Relação Nacional de Medicamentos (Rename). Uma delas é o clobetasol, indicado para tratar pacientes com psoríase, uma doença crônica da pele caracterizada pela presença de manchas vermelhas e espessas.
Descoberto mecanismo que leva à progressão do câncer
Alterações celulares que se acreditava acontecessem apenas em estágios avançados de câncer, colaborando para sua disseminação, também ocorrem em estágios iniciais do câncer de pulmão, de uma forma incontrolável.
SUS amplia em 22% recursos para tratamento de câncer
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, apresentou nesta segunda-feira (31) previsão de fechamento de investimento deste ano, de R$ 2,2 bilhões, para a assistência oncológica. O Sistema Único de Saúde (SUS) está ampliando em 22% os recursos para assistência oncológica no país.
Comissão discute projeto que interioriza profissionais da área de saúde
Proposta obriga profissionais recém-formados em instituições públicas a prestar serviços em comunidades em que haja falta de profissionais