Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 06/08/2013 às 10:05:52

Hospital da Criança do RJ promove visitas virtuais com tablets

Devices conectados via rede 3G são usados para videoconferência entre doador e receptor, geralmente membros da mesma família

O Hospital Estadual da Criança, no Rio de Janeiro, está utilizando tablets conectados para promover encontros virtuais entre doadores e receptores de órgãos operados na instituição. A Visita Virtual, como é chamada, funciona por meio de um aplicativo que funciona por meio de redes de dados 3G.

Um tablet é posto à disposição do paciente transplantado no CTI e outro no quarto do doador. Segundo o médico Lúcio Abreu, responsável pela área de Qualidade do Hospital Estadual da Criança, a visita virtual melhora a ansiedade do doador, normalmente pai, mãe ou irmão do paciente, e ajuda na qualidade da recuperação de ambos.

É o caso do argentino Elio Felix Capeletti, de 53 anos, que doou um rim para o filho Martin Gabriel Capeletti Siqueira, de 11 anos. Devido ao período de recuperação pós-transplante, que impedia os pacientes de caminharem nos primeiros dias depois do procedimento, a direção da unidade preparou promoveu um encontro virtual entre pai e filho por meio de tablets.

O encontro foi considerado tão bem sucedido que a Visita Virtual se tornou protocolo do hospital, e será repetido sempre que houver um transplante intervivos.

Inaugurado em 4 de março desse ano, o Hospital Estadual da Criança é a primeira unidade do Rio de Janeiro voltada para atendimento pediátrico referenciado. Em quatro meses, o hospital já realizou 473 cirurgias, sendo oito transplantes; 816 procedimentos, mais de 2.100 atendimentos ambulatoriais e 1.463 exames.

Fonte: www.saudeweb.com.br


Seguro Educacional

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Desafio: trabalho conjunto para implantação de tecnologia

Hospital Estadual Vila Alpina (SP), em conjunto com a Prime Interway e a Disclinc, implantaram com sucesso sistema de códigos de barras para controle de medicamentos

Saúde Empresarial, por Redação

Hospital de Salvador qualifica emergência em parceria com Sírio-Libanês

Para qualificar a assistência no Hospital Roberto Santos (HGRS), em Salvador (BA), a adoção de protocolos orientadores da conduta na assistência aos pacientes foi tema, nesta quinta-feira (2), do seminário " Protocolos Assistenciais do Hospital Geral Roberto Santos" .

Deixe seu Comentário:

=