Publicado por Redação em Gestão do RH - 23/11/2022 às 10:43:54

Happy hour e telão no escritório: como vai ser o expediente durante a Copa



A dois dias da abertura da Copa do Mundo, o clima do mundial começa a mudar a cara das empresas. Muitas estão aproveitando esse momento para atrair os funcionários para seus escritórios, que têm estado vazios com o advento do home office, com telões para assistir aos jogos, happy hour, decoração temática, comidas, atividades e prêmios.

Na última semana, o governo brasileiro estabeleceu folgas ou a redução do expediente em dias de jogos da seleção para os servidores públicos federais. Pela legislação, esses dias não constam como feriado e as empresas não são obrigadas a liberar seus funcionários para assistir aos jogos.

Veja algumas das iniciativas de empresas nesse mundial:

Day off
Os funcionários da farmacêutica Galderma terão day off em dias de jogo do Brasil que acontecem às 13h, sem precisar compensar as horas. Quando os jogos forem às 16h, funcionários que trabalham no escritório poderão fazer home office e parar de trabalhar às 12h e funcionários da força de vendas trabalham até 12h. E depois dos jogos, não precisam voltar a trabalhar. O escritório terá um espaço com TV ligada nos jogos todos os dias.

Menos horas e trabalho remoto
Em dias de campo para a seleção brasileira, os funcionários da startup Contabilizei estarão assistindo aos jogos de casa – ou de onde preferirem. A empresa adotou o remoto 100% remoto e reduziu a jornada de trabalho para seis horas diárias, sem descontar o salário. Quando os jogos acontecerem mais cedo, às 13h, os funcionários devem voltar a trabalhar depois dos jogos. Antes mesmo da Copa, eles podiam escolher o melhor horário entre 6 e 10h para iniciar sua jornada de trabalho.

O escritório do Digio, banco digital recém-adquirido pelo Bradesco, está decorado para a Copa do Mundo, mas ficará fechado nos dias de jogo do Brasil. Os funcionários, atualmente em modelo híbrido, vão ficar de home office. Eles vão trabalhar até o horário dos jogos das 12h ou 13h ou serão liberados meia hora antes dos jogos das 16h. No caso de áreas que funcionam 24 horas por dia, como a central de atendimento, que é terceirizada, as equipes foram redimensionadas e será possível assistir aos jogos da central.

Bolão da empresa
Os quase dois mil funcionários da multinacional de alimentos Ingredion no Brasil podem participar da Copa Ingredion, uma plataforma de palpites dos resultados dos jogos, e concorrer a prêmios. Há um ranking dos que se saíram melhor, mas a premiação é via sorteio e os prêmios incluem vouchers de compra em lojas de artigos esportivos, supermercados e aplicativos de pedido de comida.

A empresa global de materiais de construção Saint-Gobain terá um bolão interno com os jogos do Brasil e cada uma das 47 unidades terá um vencedor, além de sorteios de brindes a cada partida. Algumas unidades da empresa criaram um espaço dentro da área de lazer para troca de figurinhas do álbum da Copa.

No escritório de advocacia asbz também haverá bolão interno com premiação em dinheiro e sorteio de camisetas oficiais. E mesmo no ambiente formal do escritório, o espaço está sendo decorado com a temática da Copa do Mundo.

Happy hour no escritório
Os funcionários da startup de viagens Hurb vão poder assistir aos jogos do Brasil de casa, se preferirem, mas a empresa quer atrair os colaboradores para o escritório com atividades específicas para cada partida. Na estreia do Brasil na Copa, contra a Sérvia, a empresa vai fazer um happy hour com cerveja e comidas típicas brasileiras e sérvias. Também serão distribuídas camisetas, plaquinhas, adesivos e haverá pintura de rosto. E como em todas as short fridays da startup, na sexta-feira em que o Brasil joga contra Camarões o expediente se encerra às 14h.

Fica, vai ter vale presente
Na plataforma financeira digital Oliveira Trust, o home office também é uma opção, mas quanto mais jogos do Brasil os colaboradores assistirem no escritório, mais chances eles têm de ganhar os vale presentes que serão sorteados no final da Copa do Mundo e vão de R$ 150 a R$ 550. A empresa também está organizando um bolão que premiará os vencedores com cartões presente.

Vestindo a camisa
O grupo de energia Comerc vai entregar uma camiseta personalizada para todos os seus funcionários, escolhida por eles mesmos em votação nos canais internos da empresa. E os funcionários serão liberados a partir das 12h nos dias de jogos do Brasil, sem descontar do banco de horas.

Na holding de saúde Hospital Care, haverá a Copa das Fotos. Os funcionários vão enviar suas melhores fotos de copas passadas e o mais votado vai ser premiado com uma camisa oficial da seleção brasileira.

A fabricante de sucos Natural One também aproveitou o momento para reforçar a cultura da empresa. O time de RH criou uma camiseta temática com seis valores da companhia, em alusão ao hexa que a seleção brasileira vai buscar no Catar.

Os funcionários vão poder assistir aos jogos da fábrica em Jarinu, São Paulo, do centro de distribuição na região de Jundiaí, e do escritório em São Paulo, em espaços decorados e com telões, petiscos e bebidas.

A cada 15 dias, a equipe de RH da Natural One vai lançar um questionário online para os funcionários sobre os valores da empresa e após 24h o quiz é encerrado e é divulgado o ranking do momento. Na última semana da Copa do Mundo, eles vão soltar os vencedores. O primeiro colocado ganha um computador, o segundo, um tablet, e o terceiro, um celular. Entre os colaboradores, ficou decidido que os últimos colocados de cada departamento vão pagar um café para a equipe.

Copa do Mundo no escritório
Na Mastercard, todos os jogos do Brasil e partidas importantes como semifinais e final serão transmitidos em telões para os funcionários que estiverem no escritório. A empresa vai oferecer comidas, sorteios de brindes e dinâmicas com pebolim, sinuca e videogame para competições entre times. Nos dias de jogos do Brasil, os funcionários, de home ou no escritório, serão liberados 30 minutos antes e devem retomar as atividades 30 minutos após o final da partida.

Os que torcem para outra seleção
Os jogos de outras seleções vão estar passando nas tevês de muitas empresas, mas o expediente será normal. Na MAG Seguros, seguradora do Grupo Mongeral Aegon, funcionários de outras nacionalidades que queiram torcer por seus países vão poder pausar seu horário de trabalho. A empresa também vai decorar seus espaços com temáticas da Copa do Mundo, organizar bolão e happy hour para os jogos das 16h e transmitir as partidas.

 

Fonte: Forbes


Linhas Financeiras

Posts relacionados


Deixe seu Comentário:

=