Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 29/04/2011 às 12:50:00

Gengibre cura enjoo, mas não em mulheres grávidas

O gengibre tem um longo histórico como cura para enjoo estomacal. Um de seus componentes ativos, 6-gingerol, é conhecido por ajudar a aliviar os músculos gastrointestinais, e uma pesquisa revelou que pílulas de gengibre e a raiz fresca podem aliviar enjoo de mar e outras formas de náusea.

No entanto, quando os pesquisadores analisaram recentemente os dados sobre o gengibre como tratamento para náusea nos primeiros meses de gravidez, os resultados não foram convincentes.

A análise foi realizada em 2010 e publicada no portal "Cochrane Database of Systematic Reviews". Nele, os pesquisadores reuniram dados de testes aleatórios do gengibre e outros remédios comuns para o enjoo matinal, concentrando-se em estudos que envolvem mulheres nas primeiras 20 semanas de gravidez, quando a ocorrência de vômito é mais comum.

Os cientistas descobriram que, embora o gengibre parecesse útil em alguns casos, a evidência geral de sua eficácia era "limitada e inconsistente".

Algumas mulheres reportaram que sentiram azia. Não foi encontrada explicação para o motivo de o gengibre parecer tão eficaz contra a náusea causada por outras razões, como tratamento por quimioterapia, porém menos eficiente nos primeiros meses de gravidez.

O estudo também analisou os dados sobre os suplementos de vitamina B6 e o enjoo matinal, nada convincentes, e analisou a acupuntura, que, de acordo com os pesquisadores, "não mostrou nenhum benefício significante para mulheres grávidas".

Os pesquisadores concluíram que, embora não haja uma forte evidência de eficácia em nenhum dos tratamentos estudados, as mulheres que quisessem experimentar algum deles de qualquer forma poderiam fazê-lo consultando seus médicos.

Em resumo, o gengibre é útil como tratamento contra náusea, mas o júri ainda tem suas dúvidas sobre sua eficácia como alívio para o enjoo matinal.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 29.04.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

ANS divulga acompanhamento das garantias de atendimento

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulga o primeiro resultado do acompanhamento da garantia dos prazos máximos de atendimento para consultas, exames e cirurgias, estabelecidos pela Resolução Normativa nº 259, que entrou em vigor em 19 de dezembro de 2011.

Saúde Empresarial, por Redação

Genéricos vão chegar ao mercado em menos tempo

Está aberta a Consulta Pública nº 10 da Anvisa para definir novas regras para os medicamentos de referência. A principal novidade da proposta é a obrigatoriedade de que os fabricantes destes medicamentos forneçam os produtos para aquisição.

Saúde Empresarial, por Redação

Verão requer cuidado com os olhos

Durante o período mais quente do ano, as pessoas devem ter um cuidado especial com a saúde, especialmente com os olhos. O excesso de cloro em piscinas e filtro solar são os principais causadores de alergias oculares

Saúde Empresarial, por Redação

Correr faz bem ao coração e melhora a pele

Correr não traz apenas melhorias para a saúde do coração. A atividade também é excelente para estimular a produção de colágeno e, com ela, retardar o envelhecimento da pele.

Deixe seu Comentário:

=