Publicado por Redação em Notícias Gerais - 26/09/2016 às 11:18:12

Fuja! Conheça fatores que favorecem o aparecimento do herpes

 Apesar do número de pessoas que tem o vírus do herpes ser bem grande, apenas 10% delas vão ter reativações que são as infecções por herpes recorrentes. Foto: Artem Efimov / Shutterstock

Sol, estresse, menstruação e baixa imunidade são alguns dos responsáveis pela reativação do vírus

Mais de 80 vírus da família do herpes já foram identificados, mas apenas 8 causam doenças no ser humano. E, apesar de afetar de 60 a 95% das pessoas, ele pode nunca se manifestar ou aparecer apenas algumas vezes. E é exatamente sobre isso que vamos falar nessa matéria. Quais fatores fazem o vírus do herpes aflorar?

“Uma vez contraído, a permanência do vírus do herpes no organismo humano é por toda a vida, porém normalmente ele permanece em forma latente, ou seja, não se manifesta, não causando sintomas em condições normais de saúde”, diz Celso Lemos, cirurgião-dentista e professor associado do Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP).

No entanto, quando ele aflora pode aparecer em algumas regiões no corpo, mas é mais comumente visto na boca ou na região genital em forma de pequenas bolhas na superfície da pele que podem ou não se romper expelindo um líquido (pus) e causando feridas, incomodo e dor.

Segundo Celso, apesar do número de pessoas que tem o vírus do herpes ser bem grande, apenas 10% delas vão ter reativações, que são as infecções por herpes recorrentes. E os fatores conhecidos por desencadearem essas recorrências são variados, tais como:

Estresse e Fadiga

Infelizmente, fatores emocionais podem reativar o vírus dormente. “O estresse e a fadiga em excesso provavelmente modificam momentaneamente o sistema imune aumentando os níveis de cortisol sistêmico, resultando na ativação do vírus", diz o especialista.

Exposição ao calor, frio ou luz do Sol

Quem tem herpes sabe que o sol nunca foi amigo do herpes. “Existem duas teorias que tentam explicar esse efeito, em uma delas, a radiação ultravioleta causaria algum efeito negativo no sistema imune de algumas pessoas, na outra, a mesma radiação UV estimularia o vírus HSV dormente nos gânglios nervosos. E essa relação existe não só para a manifestação oral, mas também para a genital”, diz Celso.

Se alimentar e dormir mal

Na verdade, esse item pode ser considerado um fator indireto. “Mais uma vez tudo parece estar relacionado com os níveis de cortisol circulante. O corticosteroide é um hormônio muito importante para a nossa manutenção diária, produzido pelas nossas glândulas supra adrenais. Atitudes que interfiram no nosso bem estar influenciam drasticamente nessa produção favorecendo a ocorrência de doenças e o hábito crônico de comer mal e dormir pouco colaboram de maneira decisiva para esse desequilíbrio”, diz Celso.

Segundo Celso, menstruação, febre, redução da atividade ou eficiência do sistema imunológico, uso de corticóides por longo tempo e trauma mecânico em alguma parte do corpo ou em terminação nervosa também colaboram para a ativação desse vírus. Portanto, se você quer que seu vírus continue dormindo e não te incomode, tome os devidos cuidados e, se necessário, mude seus hábitos.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

União Europeia acusa Google de violar leis antitruste

Após cinco anos de investigação, bloco europeu abre processo formal. UE investiga agora se Google usa Android para pressionar empresas.

Notícias Gerais, por Redação

Diretor da OMC minimiza correntes déficits na balança comercial

O recém-eleito diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo, minimizou nesta quinta-feira os resultados da balança comercial brasileira, que tem registrado saldos negativos ao longo deste ano.

Notícias Gerais, por Redação

Fazenda cassa inscrição de 10 mil contribuintes

A Secretaria de Estado da Fazenda cassou a inscrição de 10.198 contribuintes do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) por inatividade presumida. 

Notícias Gerais, por Redação

Brasil deve crescer 2,7% em 2012, estima ONU

O Brasil deve crescer 2,7% neste ano, segundo estimativa divulgada em relatório da Unctad (agência de assuntos econômicos da ONU) nesta terça-feira (17) em Genebra.

Notícias Gerais, por Redação

Petróleo sobe em Nova York e fica estável em Londres

Os preços do barril de petróleo terminaram em forte alta nesta terça-feira em Nova York, com investidores apostando no anúncio da diminuição das reservas americanas. Em Londres, a commodity fechou o dia praticamente estável.

Deixe seu Comentário:

=