Publicado por Redação em Notícias Gerais - 20/07/2012 às 12:51:56

FMI prevê que Brasil crescerá 4% no último trimestre deste ano

O Fundo Monetário Internacional (FMI) previu nesta sexta-feira que o Brasil crescerá 4% no último trimestre deste ano na comparação com igual período de 2011, em parte pelos efeitos da política de corte de juros sobre a economia.

Em sua avaliação periódica do país com base no Artigo 4, a que todos os membros do Fundo devem se submeter, os economistas do FMI dizem que a "economia deve ganhar impulso durante a segunda metade do ano, puxada pela demanda doméstica".

"O aumento do salário mínimo em 2012 está aumentando a renda disponível, dada a relação entre salários e aposentadorias. A criação de empregos, especialmente no setor de serviços, permanece forte. E os efeitos completos do afrouxamento monetário devem ser sentidos no segundo semestre", diz o relatório.

Os técnicos do FMI mantêm a sua avaliação de que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro vai aumentar 2,5% este ano e crescer 4,6% em 2013, ligeiramente acima do potencial - em parte por causa da atividade econômica em preparação para a Copa do Mundo.

O crescimento em 2014 ficaria em 4%, de acordo com as previsões.

Nesse passo, alerta o Fundo, um dos principais riscos no médio prazo seria de um aumento da inflação ligeiramente acima do centro da meta no ano que vem - as projeções são de um índice de 5% em 2013.

Com base nessa avaliação, o relatório prevê que o governo comece a retirar os estímulos à economia possivelmente já no fim deste ano ou ao longo do próximo.

Revisão para baixo

O Brasil foi um dos países, entre os principais emergentes, cuja previsão de crescimento para este ano foi mais fortemente revista para baixo pelo FMI. O mercado tem revisto a expansão do PIB para este ano de maneira ainda mais acentuada.

Entretanto, em seu relatório, os técnicos do FMI reforçaram o seu apoio às medidas anticíclicas tomadas pelo governo - tanto de aperto como de afrouxamento -, nos campos fiscal e monetário.

"Apoiamos esta posição, enfatizando a importância de reconhecer o atraso com que as políticas monetárias têm efeito", diz o relatório.

Mesmo as intervenções no mercado de câmbio, que ajudaram a moeda brasileira se desvalorizar 25% em relação aos níveis de 2011, já são bem-vistas pelo Fundo.

"O Brasil possui as ferramentas efetivas para controlar choques transitórios e espaço para adotar políticas para contrabalançar choques externos adversos na produção doméstica."

Embora o crédito tenha dobrado entre 2004 e 2011 no Brasil - chegando a 49% do PIB -, o relatório suavizou as preocupações relativas à qualidade dos empréstimos, afirmando que grande parte deles está associada a compras no setor automotivo que passaram a ser alvo de melhor regulamentação.

"As taxas gerais de empréstimos de baixo desempenho continuam baixas, em cerca de 3,8% dos empréstimos, sendo que nos bancos públicos é até menor (2% dos empréstimos)", cita o documento. "O sistema permanece altamente capitalizado, com baixos riscos gerais de liquidez."

Reforma

Os técnicos se reuniram com as principais autoridades econômicas brasileiras em meados de maio.

"Há um sentimento comum (com o governo) sobre a importância de elevar a poupança, o investimento e a competitividade", observaram.

"As autoridades estão gradualmente tomando os passos nesse sentido com a reforma das aposentadorias, o uso de concessões para aumentar o investimento, e a reforma tributária em andamento."

Com um nível de poupança baixo, o FMI enfatiza que "reequilibrar a demanda do consumo para o investimento e as exportações ajudaria a garantir um crescimento forte e balanceado no futuro".

"Consertar falhas na infraestrutura ajudará a elevar a produtividade e aumentar os incentivos para o investimento privado. Níveis relativamente baixos de poupança e crescimento puxado pelo consumo - financiado em parte com a expansão do crédito - expandiram o déficit de conta corrente, apesar dos grandes recursos exportadores do Brasil e ganhos substanciais nos termos de comércio."

Fonte: Uol


Seguros Pessoais

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Os melhores fundos para você investir

Inflação, novo patamar de juros, mercado de ações em baixa. Diante desse cenário, os fundos de previdência podem ser uma ótima opção para colocar o seu dinheiro

Notícias Gerais, por Redação

BC estará "especialmente vigilante" na condução da política monetária

O Banco Central informou que a política monetária deve se manter especialmente vigilante em momento como o atual, segundo ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) divulgada nesta quinta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa abre em alta, de olho em dados externos

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) operava em alta no início do pregão desta quinta-feira, de olho em notícias sobre a crise da dívida na Europa e dados da economia dos Estados Unidos, como o Produto Interno Bruto (PIB) e a confiança do consumidor.

Deixe seu Comentário:

=