Publicado por Redação em Dental - 25/05/2012 às 11:50:09

Fique em forma para ter dentes e gengiva saudáveis

A rotina de exercícios pode ajudar mais do que apenas sua cintura.

Pessoas que mantêm um peso saudável e têm altos níveis de aptidão física mostraram incidência mais baixa de doença gengival severa, de acordo com um estudo publicado na edição de agosto do Journal of Periodontology. Pesquisadores usaram o índice de massa corpórea e a porcentagem de gordura do corpo para registrar o peso e o consumo máximo de oxigênio como medidas de aptidão física, comparando ambos com os exames bucais dos indivíduos.

Aqueles com o IMC mais baixo e o nível mais alto de aptidão apresentaram índices significativamente mais baixos de doença gengival severa.

"O controle do peso e a aptidão física contribuem com a saúde geral e, agora, acreditamos que ficar em forma pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver doença gengival. Como a doença gengival está relacionada com outras doenças, como doença cardiovascular e diabetes, existem ainda mais razões para você se cuidar por meio da dieta e exercícios", diz dr. Samuel Low, reitor associado e professor de periodontia na Faculdade de Odontologia da Universidade da Flórida e presidente da Academia Americana de Periodontia.

A Associação Dental Americana diz que os seguintes fatores podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver doença gengival: o uso de tabaco para fumar ou mascar; diabetes, várias medicações como esteróides, drogas antiepilepsia e drogas para terapia do câncer; próteses mal adaptadas; dentes apinhados; restaurações defeituosas; gravidez ou uso de contraceptivos orais.

Os sinais de alarme incluem gengivas que sangram facilmente; gengivas vermelhas, inchadas ou sensíveis; gengivas que se afastaram dos dentes; mau hálito persistente ou gosto ruim na boca; dentes permanentes que estão frouxos ou se afastando; qualquer alteração na forma como os dentes se encaixam ao morder; qualquer alteração no encaixe de próteses parciais.

A ADA recomenda que os pacientes escovem os dentes duas vezes ao dia, limpem entre os dentes todos os dias com fio dental, ingiram dieta balanceada e visitem o dentista regularmente.

Fonte: www.colgate.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Mau hálito pode ser causado por má higiene bucal e também por doenças

Cheiro na boca pode indicar problemas no fígado ou até mesmo diabetes. Médicos alertam para a importância de identificar e procurar um especialista.

Dental, por Redação

Coloque fim ao medo do dentista

Se você tem fobia de dentista, marcar uma consulta pode não ser a coisa mais agradável a fazer durante o dia. Define-se “fobia” como o medo irracional que leva uma pessoa a evitar situações, objetos ou atividades desagradáveis.

Dental, por Redação

Com vários eventos, avança o atendimento à saúde bucal

Recentemente uma pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMG), realizada entre os anos de 2003 e 2010, apontou melhorias nos cuidados dos brasileiros com a saúde dos dentes.

Dental, por Redação

Conheça os mitos e verdades do chiclete

Ele pode provocar cáries, mas também faz a limpeza dos dentes

Dental, por Redação

CFO define normas para uso de Toxina Botulínica na Odontologia

O Conselho Federal de Odontologia publicou no Diário Oficial da União a resolução nº CFO-112/011 que proíbe o uso da Toxina Botulínica e Ácido Hialurônico por Cirurgiões-Dentistas.

Deixe seu Comentário:

=