Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 21/02/2013 às 09:09:13

Férias de remédios prolongam vida do paciente

Dependência do medicamento

A introdução de períodos sem medicação em alguns tratamentos contra o câncer poderia manter os pacientes vivos por mais tempo, segundo indica um novo estudo.

A equipe de cientistas da Universidade da Califórnia e do Hospital Universitário de Zurique, na Suíça, investigava como as células de melanoma se tornavam resistentes a uma droga, o vemurafenib.

A droga pode reduzir o desenvolvimento de um tumor no curto prazo, mas ela logo se torna ineficaz.

Os tumores ganham resistência mudando a composição química dentro da célula. Porém, os pesquisadores descobriram que o processo de ganhar resistência deixa a célula cancerígena dependente da droga.

Quando as cobaias pararam de receber o medicamento, os tumores começaram a encolher.

Férias de remédios

Os cientistas usaram esse conhecimento para testar uma nova forma de prescrever o medicamento.

Em vez de tomar a medicação todos os dias, os camundongos passaram a receber a droga por quatro semanas, seguidas por duas semanas de "férias do remédio", antes de começar o mesmo padrão novamente.

"Notavelmente, a dosagem intermitente com vemurafenib prolongou a vida dos camundongos com tumores de melanoma resistentes a drogas", observa Efim Guzik, professor de biologia do câncer na Universidade da Califórnia.

"Ao procurar entender os mecanismos de resistência à droga, também descobrimos uma maneira de melhorar a durabilidade da resposta à droga", observa.

Menos efeitos colaterais

Para Mark Middleton, diretor do Centro de Medicina Experimental de Câncer da ONG Cancer Research UK, "os resultados sugerem uma maneira na qual esse importante novo tratamento poderia ser capaz de aumentar os benefícios para os pacientes e suas famílias".

"Eles também oferecem a possibilidade de tratamentos com melhor custo-benefício e com menos efeitos colaterais, porque os pacientes poderiam passar algum tempo sem o vemurafenib", diz.

Os pesquisadores acreditam ser possível que o mesmo efeito seja verificado em outros tratamentos de câncer.

Fonte: www.diariodasaude.com.br

 

 


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Ministério atualiza regras para fornecimento de talidomida pelo SUS

O Ministério da Saúde publicou uma portaria nesta sexta-feira (22), no Diário Oficial da União, atualizando as normas do para uso do medicamento talidomida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Saúde Empresarial, por Redação

Estresse profissional dobra risco de diabetes em mulheres

Mulheres que ocupam postos de trabalho de baixa hierarquia e sofrem de estresse em seu local de trabalho correm um risco duas vezes maior de sofrer de diabetes do que as que não sofrem pressão profissional, segundo estudo publicado esta semana no Canadá.

Deixe seu Comentário:

=