Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 21/02/2013 às 09:09:13

Férias de remédios prolongam vida do paciente

Dependência do medicamento

A introdução de períodos sem medicação em alguns tratamentos contra o câncer poderia manter os pacientes vivos por mais tempo, segundo indica um novo estudo.

A equipe de cientistas da Universidade da Califórnia e do Hospital Universitário de Zurique, na Suíça, investigava como as células de melanoma se tornavam resistentes a uma droga, o vemurafenib.

A droga pode reduzir o desenvolvimento de um tumor no curto prazo, mas ela logo se torna ineficaz.

Os tumores ganham resistência mudando a composição química dentro da célula. Porém, os pesquisadores descobriram que o processo de ganhar resistência deixa a célula cancerígena dependente da droga.

Quando as cobaias pararam de receber o medicamento, os tumores começaram a encolher.

Férias de remédios

Os cientistas usaram esse conhecimento para testar uma nova forma de prescrever o medicamento.

Em vez de tomar a medicação todos os dias, os camundongos passaram a receber a droga por quatro semanas, seguidas por duas semanas de "férias do remédio", antes de começar o mesmo padrão novamente.

"Notavelmente, a dosagem intermitente com vemurafenib prolongou a vida dos camundongos com tumores de melanoma resistentes a drogas", observa Efim Guzik, professor de biologia do câncer na Universidade da Califórnia.

"Ao procurar entender os mecanismos de resistência à droga, também descobrimos uma maneira de melhorar a durabilidade da resposta à droga", observa.

Menos efeitos colaterais

Para Mark Middleton, diretor do Centro de Medicina Experimental de Câncer da ONG Cancer Research UK, "os resultados sugerem uma maneira na qual esse importante novo tratamento poderia ser capaz de aumentar os benefícios para os pacientes e suas famílias".

"Eles também oferecem a possibilidade de tratamentos com melhor custo-benefício e com menos efeitos colaterais, porque os pacientes poderiam passar algum tempo sem o vemurafenib", diz.

Os pesquisadores acreditam ser possível que o mesmo efeito seja verificado em outros tratamentos de câncer.

Fonte: www.diariodasaude.com.br

 

 


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Campanha já vacinou 47% do público-alvo

O balanço parcial do Ministério da Saúde indica que 6.051.890 crianças em todo país foram vacinadas contra a poliomielite no primeiro fim de semana da campanha.

Saúde Empresarial, por Redação

A importância da vacinação em adultos

Dados do Ministério da Saúde apontam que apenas metade dos brasileiros entre 20 e 29 tomaram vacina contra a hepatite B. Baixa imunização pode levar a formas mais agressivas da doença

Saúde Empresarial, por Redação

Vacinação contra gripe começa neste sábado e vai até 25 de maio

Neste sábado (5), começa a 14ª edição da Campanha de Vacinação Contra a Gripe em todo o país. A vacinação acontece até o dia 25 de maio em 65 mil postos de saúde, além de postos móveis que serão instalados durante a campanha.

Saúde Empresarial, por Redação

O que esperar do SUS daqui a vinte anos?

Constantemente somos desafiados a enxergar o futuro. Porém ele se encontra na espera de seu dia e por isso não consigamos vê-lo. Mas como ele virá é possível criá-lo. Para tanto temos que desejá-lo.

Saúde Empresarial, por Redação

Dilma quer melhorar a distribuição de profissionais de saúde

Para isso, governo tem como meta abrir 4,5 mil vagas, a mais, de medicina por ano no Brasil

Deixe seu Comentário:

=