Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 21/02/2013 às 09:09:13

Férias de remédios prolongam vida do paciente

Dependência do medicamento

A introdução de períodos sem medicação em alguns tratamentos contra o câncer poderia manter os pacientes vivos por mais tempo, segundo indica um novo estudo.

A equipe de cientistas da Universidade da Califórnia e do Hospital Universitário de Zurique, na Suíça, investigava como as células de melanoma se tornavam resistentes a uma droga, o vemurafenib.

A droga pode reduzir o desenvolvimento de um tumor no curto prazo, mas ela logo se torna ineficaz.

Os tumores ganham resistência mudando a composição química dentro da célula. Porém, os pesquisadores descobriram que o processo de ganhar resistência deixa a célula cancerígena dependente da droga.

Quando as cobaias pararam de receber o medicamento, os tumores começaram a encolher.

Férias de remédios

Os cientistas usaram esse conhecimento para testar uma nova forma de prescrever o medicamento.

Em vez de tomar a medicação todos os dias, os camundongos passaram a receber a droga por quatro semanas, seguidas por duas semanas de "férias do remédio", antes de começar o mesmo padrão novamente.

"Notavelmente, a dosagem intermitente com vemurafenib prolongou a vida dos camundongos com tumores de melanoma resistentes a drogas", observa Efim Guzik, professor de biologia do câncer na Universidade da Califórnia.

"Ao procurar entender os mecanismos de resistência à droga, também descobrimos uma maneira de melhorar a durabilidade da resposta à droga", observa.

Menos efeitos colaterais

Para Mark Middleton, diretor do Centro de Medicina Experimental de Câncer da ONG Cancer Research UK, "os resultados sugerem uma maneira na qual esse importante novo tratamento poderia ser capaz de aumentar os benefícios para os pacientes e suas famílias".

"Eles também oferecem a possibilidade de tratamentos com melhor custo-benefício e com menos efeitos colaterais, porque os pacientes poderiam passar algum tempo sem o vemurafenib", diz.

Os pesquisadores acreditam ser possível que o mesmo efeito seja verificado em outros tratamentos de câncer.

Fonte: www.diariodasaude.com.br

 

 


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

De Onde Nascem Os Burnouts?

Glorificamos tanto o trabalho que, num deslize, invertemos as prioridades e começamos a crer que estar sempre sem tempo é nobre.

Saúde Empresarial, por Redação

Contratualização de hospitais entra em consulta pública

Para garantir uma assistência qualificada e humanizada da atenção hospitalar no Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde cria a Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP), com objetivo de estabelecer diretrizes e normas para organização dos serviços de saúde e reestruturar dos já existentes.

Saúde Empresarial, por Redação

Sedentarismo: uma epidemia responsável por várias doenças.

Você sabe que precisa se movimentar, praticar alguma atividade física, perder peso, ou, às vezes, as duas coisas juntas. Você tenta, dá inicio a vários projetos, mas, simplesmente, não consegue dar continuidade e não tem sucesso nas tarefas.

Deixe seu Comentário:

=