Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 26/11/2013 às 11:55:22

Estudo usa hologramas 3D em cardiologia intervencionista

A Royal Philips e RealView Imaging anunciaram em outubro a conclusão de um estudo clínico que buscou demonstrar a viabilidade das imagens holográficas em 3D durante cirurgias, além de uma tecnologia de interação para orientar os procedimentos de doenças cardíacas estruturais minimamente invasivos. O estudo piloto envolveu oito pacientes e foi realizado em colaboração com o Schneider Children’s Medical Center em Israel. A tecnologia de visualização foi usada para exibir imagens holográficas em 3D interativas, em tempo real, obtidas pelos sistemas de raios X intervencionistas e ultrassom cardíaco da Philips.

Além de visualizar o coração do paciente em uma tela bidimensional, os médicos da equipe intervencionista foram capazes de ver imagens holográficas em 3D dinâmicas detalhadas do coração “flutuando em espaço livre” durante um procedimento de doença cardíaca estrutural minimamente invasivo, sem o uso de dispositivos oculares especiais. Os médicos também foram capazes de manipular as estruturas do coração projetadas em 3D tocando os volumes holográficos na frente deles. O estudo demonstrou o potencial da tecnologia para melhorar o contexto e a orientação de reparos estruturais do coração.

Imagens em 3D ao vivo para orientar procedimentos minimamente invasivos representam uma nova forma de visualizar dados clínicos em tempo real. Os resultados do estudo foram considerados “promissores” por Philips e RealView Imaging, que prometem continuar explorando a combinação de imagens em 3D ao vivo e holografia médica, tanto em cardiologia intervencionista como em outras áreas clínicas.

Fonte: http://saudeweb.com.br

 


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Brasil vai produzir primeiro biológico 100% nacional

Anvisa concede registro para fabricação de medicamento contra artrite reumatoide desenvolvido a partir de parceria entre laboratórios públicos e privados

Saúde Empresarial, por Redação

Samaritano aumenta produtividade com implantação de tablets à beira do leito

O Hospital Samaritano, de São Paulo, alcançou aumento de produtividade com a implantação de tablets à beira do leito. O resultado faz parte do projeto de aprimoramento da instituição para aumentar a segurança do paciente e promover melhores condições de trabalho iniciado em 2008.

Saúde Empresarial, por Redação

Ruídos em hospitais são superiores ao recomendado pela OMS

Um estudo publicado pela Archives of Internal Medicine, periódico da American Medical Association, chegou à conclusão que os níveis de ruídos praticados em hospitais são superiores ao recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Saúde Empresarial, por Redação

SUS incorpora novos medicamentos para tratamento de infarto

Pacientes que sofrem de infarto agudo do miocárdio terão novas opções de tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com a incorporação de mais quatro medicamentos para diagnóstico, cuidado e prevenção.

Saúde Empresarial, por Redação

Ministério vai investir R$1,5 bi em pesquisa em saúde

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou que a pasta aumentará em quase quatro vezes o valor investido na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação do setor nos próximos quatro anos.

Deixe seu Comentário:

=