Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 26/11/2013 às 11:55:22

Estudo usa hologramas 3D em cardiologia intervencionista

A Royal Philips e RealView Imaging anunciaram em outubro a conclusão de um estudo clínico que buscou demonstrar a viabilidade das imagens holográficas em 3D durante cirurgias, além de uma tecnologia de interação para orientar os procedimentos de doenças cardíacas estruturais minimamente invasivos. O estudo piloto envolveu oito pacientes e foi realizado em colaboração com o Schneider Children’s Medical Center em Israel. A tecnologia de visualização foi usada para exibir imagens holográficas em 3D interativas, em tempo real, obtidas pelos sistemas de raios X intervencionistas e ultrassom cardíaco da Philips.

Além de visualizar o coração do paciente em uma tela bidimensional, os médicos da equipe intervencionista foram capazes de ver imagens holográficas em 3D dinâmicas detalhadas do coração “flutuando em espaço livre” durante um procedimento de doença cardíaca estrutural minimamente invasivo, sem o uso de dispositivos oculares especiais. Os médicos também foram capazes de manipular as estruturas do coração projetadas em 3D tocando os volumes holográficos na frente deles. O estudo demonstrou o potencial da tecnologia para melhorar o contexto e a orientação de reparos estruturais do coração.

Imagens em 3D ao vivo para orientar procedimentos minimamente invasivos representam uma nova forma de visualizar dados clínicos em tempo real. Os resultados do estudo foram considerados “promissores” por Philips e RealView Imaging, que prometem continuar explorando a combinação de imagens em 3D ao vivo e holografia médica, tanto em cardiologia intervencionista como em outras áreas clínicas.

Fonte: http://saudeweb.com.br

 


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Sincronia entre moléculas pode melhorar tratamento da depressão

A sincronia entre duas moléculas que diminuem durante a depressão e aumentam com o uso de antidepressivos pode levar a novos tratamentos para essa condição em seres humanos.

Saúde Empresarial, por Redação

Hospital da Luz passa a realizar cirurgias intrauterinas

O Hospital da Luz, localizado na Vila Mariana (SP), inicia este mês a realização de procedimentos intrauterinos. Para oferecer o serviço, a instituição investiu na contratação de uma equipe multidisciplinar especializada em medicina fetal,

Saúde Empresarial, por Redação

Profissionais de saúde terão manual de como lidar com síndrome de Down

O Ministério da Saúde publicou nesta quarta-feira (21) o Manual de Atenção à Saúde da Pessoa com Síndrome de Down, um texto voltado aos funcionários do Sistema Único de Saúde (SUS),

Saúde Empresarial, por Redação

ANS diz não ter previsão para que haja controle de honorário médico

O diretor-presidente da ANS Suplementar), Maurício Ceschin, disse não haver previsão legal para que a Agência faça controle dos preços pagos a prestadoras de serviços médicos ou o repasse dos honorários médicos.

Saúde Empresarial, por Redação

Comissão aprova a regulamentação da profissão de cuidador

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou na quarta-feira (9) proposta que regulamenta a a profissão de cuidador. O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Laercio Oliveira (PR-SE), ao Projeto de Lei 6966/06, do deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE).

Deixe seu Comentário:

=