Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 02/08/2011 às 11:02:05
Estudo mostra que indústria de tecnologia e medicamentos retrai inovação no País
O ranking 2011 do Índice Global de Inovação da Insead despertou no Brasil discussão nas mais diversas esferas. O mesmo índice que apontou em 2010 uma queda do Brasil em 18 posições do ranking sinalizou neste ano um ganho de 21 posições.
De acordo com o estudo, entre os sub-indicadores, o Brasil se destacou nos “produtos”, despontando na 32ª posição — a melhor colocação entre os países classificados como de renda média, segundo critérios do Banco Mundial. Em contrapartida, no sub-indicador “insumos” (matéria prima) o Brasil ocupa apenas a 68ª posição – a indústria fármacos é um dos mercados responsáveis por esta classificação.
Segundo o ICTQ, mesmo o Brasil estando à frente de países competitivos como a Índia, a inovação por aqui ainda deixa a desejar. Apesar da produção de conhecimento científico ter dado um salto, crescendo a um ritmo acelerado, a aplicação destes conhecimentos na geração de produtos, processos e serviços inovadores ainda é falha, ou seja, todo o saber produzido em território nacional ainda não é transformado em riqueza na mesma quantidade ou proporção.
Além disso, o intituto ressalta que a indústria de medicamentos, citada acima como uma das responsáveis pelo baixo ranking no sub-indicador “insumos”, têm poucas possibilidades de mudança. De qualquer modo o Ministério de Ciência e Tecnologia já se preocupa com a extrema dependência do fornecimento estrangeiro de matéria-prima para produção de medicamentos no Brasil.
Receitas
De acordo com a proposta, constituirão recursos da Ebserh: dotações orçamentárias da União; as receitas decorrentes da prestação de serviços; da alienação de bens e direitos; das aplicações financeiras que realizar; dos direitos patrimoniais, como aluguéis e dividendos; e dos acordos e convênios que firmar. A empresa será administrada por um conselho de administração, com funções deliberativas, e por uma diretoria executiva. Haverá ainda um conselho fiscal e um conselho consultivo, composto por representantes da sociedade civil e do Estado, o qual exercerá o controle social da empresa.
Tramitação
O projeto tramita em regime de urgência e será analisado por uma comissão especial e pelo Plenário.
Fonte: www.saudeweb.com.br | 02.08.11
Posts relacionados
Comer durante a noite pode desregular o 'relógio alimentar'
Durante as férias e festas de fim de ano, é comum comer mais tarde do que o usual, ou mesmo no meio da noite. Estudos mostram que essas atitudes podem desregular o 'relógio alimentar' presente no organismo, que controla os períodos em que o corpo se prepara para se alimentar.
Novo tratamento ajuda pessoas que sofrem com zumbido
O zumbido, aquele ruído persistente e incômodo nos ouvidos que pode arruinar a vida das pessoas, pode ser aliviado significativamente com uma nova combinação de tratamentos, segundo artigo publicado na edição desta sexta-feira (25) da revista médica The Lancet.