Publicado por Redação em Dental - 13/03/2013 às 16:02:19

Estudantes de odontologia criam novo método de regeneração óssea

No início de 2011, os estudantes da Faculdade de Odontologia do Recife (FOR) Vinícius Lima e Gabriela Guerra iniciaram a pesquisa de um método de regeneração óssea a base de casca de ovo de galinha. O procedimento possui um custo 60 vezes menor que o mais utilizado nos consultórios ondotológicos.

Pelo custo alto de R$ 300 cada 0,5 g, o material não é utilizado nos serviço público de saúde. Com esta nova técnica que possui um custo de apenas R$ 5, os alunos esperam poder baratear o procedimento no serviço."Nosso interesse não é industrializar o método, mas sim divulgar e mostrar o quão simples e barato é. Os dentistas podem realizar esse procedimento no próprio posto de saúde", explica Gabriel.

A nova técnica foi inspirada em um método idiano realizado pela primeira vez em 1988 fazendo uso de casca de ovo de galinha. "O curioso desse estudo é que ele não informava como as cascas foram processadas e incluídas nas cavidades ósseas. Fizemos primeiramente testes laboratoriais em 30 ratos e já entregamos o relatório ao comitê de ética, esperando a aprovação para poder elaborar um novo projeto visando os seres humanos", disse. Após o período de teste, poderá então ser obtida  a liberação do uso em larga escala.

A casca de ovo é rica em carbonato de cálcio, o principal constituinte da matriz óssea, e serve para realizar implantes dentários ao preencher defeitos ósseio."Ele acelera o processo de regeneração óssea, e dependendo da área e extensão da lesão, esse processo de regeneração ser acelerado é crucial para manutenção dessa estrutura", ressaltou o aluno.

Fonte: jconline.ne10.uol.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Mau hálito e aftas no bebê? Pode ser estomatite

Também conhecida como sapinho, essa inflamação na boca é altamente contagiosa e de difícil controle e por isso requer cuidados bucais especiais na fase infantil

Dental, por Redação

Procura por planos odontológicos cresceu 344% nos últimos 10 anos

A demanda por planos de saúde odontológicos aumentou consideravelmente na última década

Dental, por Redação

5 dicas para se virar sem escova de dentes no verão

O verão é aquela época boa do ano, de viagens, praia, programas com os amigos. Mas, a parte não tão boa é que a hora de escovar os dentes é frequentemente esquecida.

Dental, por Redação

Coloque fim ao medo do dentista

Se você tem fobia de dentista, marcar uma consulta pode não ser a coisa mais agradável a fazer durante o dia. Define-se “fobia” como o medo irracional que leva uma pessoa a evitar situações, objetos ou atividades desagradáveis.

Dental, por Redação

Chá verde pode prevenir problemas na gengiva

Tomar chá verde todos os dias pode ser uma boa forma de prevenir problemas na gengiva, segundo estudo japonês publicado no Journal of Periodontology. Examinando 940 homens com idades entre 49 e 59 anos, os pesquisadores descobriram que a propensão a doença periodontal

Dental, por Redação

A saúde bucal insatisfatória das mães pode afetar a saúde bucal dos filhos no longo prazo

Mães podem desejar dar aos filhos o melhor de tudo, porém, uma mãe com problemas bucais pode estar transmitindo uma herança dolorosa aos seus descendentes, de acordo com pesquisadores na Nova Zelândia.

Deixe seu Comentário:

=