Publicado por Redação em Previdência Corporate - 02/09/2015 às 11:15:35

Especialistas diz: Previdência é uma boa para quem é muito acomodado

Para o investidor mais acomodado, a previdência privada pode ser uma boa ferramenta de investimento

Especialista em previdência privada

SÃO PAULO – A previdência privada é uma das ferramentas de planejamento para a aposentadoria mais utilizada pelos investidores brasileiros, uma vez que ela costuma ser bastante acessível e contar com muita publicidade por parte de grandes bancos. No entanto, quando os planos de previdência são uma boa alternativa e quando são uma verdadeira furada? O InfoMoney conversou com Annalisa Blando dal Zotto, planejadora financeira e sócia da consultoria de investimentos Par Mais para saber os prós e contras do investimento.

Um dos prós da previdência é para pessoas que não tenham nenhuma disciplina para poupar. “Quem é muito acomodado pode fazer uma previdência, é bem fácil e é melhor ter alguma reserva do que nenhuma reserva. É uma boa para quem não tem disciplina”, afirma. Quando o investidor é muito leigo e não quer se preocupar em aprender sobre investimentos, a previdência privada também pode ser uma boa escolha.

Utilizar a previdência privada como ferramenta de planejamento sucessório é outra alternativa interessante. Apesar de ser um tema controverso no cenário jurídico brasileiro, geralmente, os planos de previdência não entram como inventário em herança, o que significa que não incide o imposto estadual na hora de transmitir o patrimônio a herdeiros.

Por fim, outro pró da poupança é como estratégia de planejamento tributário. “Quem faz a declaração completa do imposto de renda pode abater até 12% de seus rendimentos em um PGBL, o que é uma boa forma de pagar menos impostos e se beneficiar disso”, relata.

E quando a previdência privada é uma verdadeira cilada? “Quando a taxa de administração é muito alta ou quando há taxa de carregamento. Existem planos que cobram taxas que chegam a 4,5%, 5%. É um absurdo”, afirma a planejadora financeira.

“Se o investidor não tem um objetivo definido, a previdência privada também é uma péssima ideia. Precisa ter visão de longo prazo. Se for sacar no meio do caminho, a incidência de imposto vai ser muito alta”, relata a especialista. Para fundos de renda fixa, por exemplo, Annalisa recomenda fundos com taxas na casa de, no máximo, 1%, uma vez que a estratégia é mais simples.

Um dos grandes defeitos da previdência privada também é quando os fundos tem “estratégia engessada”, deixando assim o investidor fora de outras oportunidades que ele poderia ter acesso caso pesquisasse mais sobre o mercado financeiro.

Outro ponto que requer atenção do investidor é a tributação dos planos de previdência. Além dos 15% que já são pagos no momento que se resgata o plano de previdência, depois da declaração e ajuste de imposto de renda, serão cobrados mais 12,5%, chegando a um total de 27,5%. “A previdência entra na renda tributável do investidor, como um salário”, explica.

De modo geral, os fundos de grandes bancos não oferecem as melhores opções de taxas e pagamento, explica a especialista. O melhor que o investidor pode fazer é procurar uma seguradora independente, que costuma oferecer fundos com uma rentabilidade melhor. Lembrando que o fundo é uma estrutura financeira independente da seguradora que é distribuído e controlado com rígidas regras das autarquias responsáveis.

Fonte: Infomoney


Alper Consultoria em Seguros

Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Comissão do Senado aprova isenção do IR no 13º salário

Proposta segue agora para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Autor do projeto diz que lei que trata do IR tem distorções.

Previdência Corporate, por Redação

IR 2013: entenda a tributação dos planos de previdência e saiba como declarar

O tratamento tributário é a principal diferença entre os planos de previdência PGBL (Plano Gerador de Benefícios Livre) e VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre).

Previdência Corporate, por Redação

INSS manda carta para trabalhadores

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) enviou na semana passada 2.122 cartas de aviso para segurados urbanos que estão em condições de requerer aposentadoria por idade no mês de maio.

Previdência Corporate, por Redação

Previsão do déficit da Previdência pública para 2012 é de R$ 66 bi

O déficit no regime de Previdência própria do servidor público da União em 2011 ficará acima dos R$ 56 bilhões previstos na semana passada pelo ministro da Previdência, Garibaldi Alves.

Deixe seu Comentário:

=