Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 06/04/2011 às 16:27:46

Especialistas dão dicas para combater o mofo e alergias

Infectologista e consultor Caio Rosenthal falou sobre crises respiratórias.
 
Em dias de chuva, junto com a umidade, vem o mofo, um fungo que pode provocar crises de alergia ou até uma infecção mais grave, como a pneumonite.

Para falar sobre o assunto e explicar as maneiras de evitar problemas como rinite, bronquite e sinusite, o Bem Estar desta segunda-feira (4) convidou o imunologista e alergista Fábio Castro, do Hospital das Clínicas, e o infectologista Caio Rosenthal, que também é consultor do programa.

Em pessoas alérgicas, segundo os médicos, o fungo e a poeira agem como um gatilho, desencadeando essas reações. Os agentes entram pelas vias aéreas respiratórias (nariz e boca) quando o ar é inalado. Os pelos e o muco dessas regiões servem de proteção, filtro, aquecedor e umidificador do ar. Porém, quando os fungos encontram uma situação favorável – como a baixa umidade – no rosto ou nos pulmões, acabam desenvolvendo doenças.

A primeira atitude do organismo é expulsar os invasores. Se a barreira da pele e das mucosas não funcionar, os anticorpos e as células entram em ação. É por isso que a pessoa com alergia costuma tossir, espirrar ou ter coriza. Mas, se o corpo não conseguir eliminar esses agentes, o pulmão pode ser atacado e iniciar uma pneumonia, por exemplo.

A rinite atinge cerca de 30% a 40% da população mundial, de acordo com Castro. E também é comum confundi-la com gripe ou resfriado.

Quanto ao mofo, de acordo com os médicos, há maneiras eficientes e baratas de acabar com ele, como impermeabilizar as paredes.

Para uma casa de dois quartos, com 40 metros quadrados, o custo é de R$ 200. Se o serviço for feito durante a construção, sai mais ou menos 2% do gasto total da obra. Se ocorrer depois, sobe para 12%.

Em Nazaré Paulista (SP), a 100 quilômetros da capital, a repórter Marina Araújo foi conferir como os moradores convivem com o mofo e o que fazem para se livrar dele. Para roupas brancas, é recomendado lavá-las com água sanitária – que também pode ser usada nas paredes. As coloridas podem ser limpas com suco de limão, e as sintéticas, com leite.

Fonte: g1.globo.com/bemestar | 06.04.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Ouvidorias de planos de saúde começam a funcionar em 6 meses

As operadoras de planos de saúde vão ter entre seis meses e um ano para implantar ouvidorias em suas estruturas. A determinação da Agência Nacional de Saúde (ANS) consta na Resolução Normativa nº 323, publicada na quinta-feira, dia 5.

Saúde Empresarial, por Redação

Café e chá verde reduzem o risco de AVC, conclui estudo

Café e chá verde podem ajudar a reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), especialmente se essas bebidas são consumidas regularmente, concluiu um novo estudo feito no Japão.

Saúde Empresarial, por Redação

Maternidade de São Paulo ganha ambulância do Samu para coleta domiciliar de leite materno

A maternidade estadual Leonor Mendes de Barros, na zona leste da capital paulista, recebe nesta sexta-feira (10) da prefeitura de São Paulo, uma ambulância do Samu para realizar a coleta domiciliar de leite materno.

Deixe seu Comentário:

=