Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 23/09/2019 às 11:53:54

Empresas e operadoras de saúde se unem por mais qualidade



O mercado de saúde mudou e, com ele, vem mudando também o relacionamento entre funcionários, empresas e operadoras de planos de saúde. Até bem pouco tempo, uma boa empresa era aquela que contava com um plano de saúde com o maior número de médicos e hospitais. Hoje, é aquela que resolve o problema de seus usuários com maior efetividade.

Essa transformação, em grande medida, tem sido fruto do trabalho de parceria entre governo, empresas e operadoras. Um pouco do que é este trabalho e dos resultados que vem gerando foi apresentado em uma mesa redonda realizada pela TV Estadão, com a participação de Emmanuel Lacerda, gerente-executivo de Saúde e Segurança na Indústria do Serviço Social da Indústria (Sesi) e com Fernando Mariya, gerente médico Brasil da P&G. 

Os dois executivos destacaram alguns dos principais objetivos desse processo de mudança. “O que está no cerne da questão são os pontos que o sistema precisa olhar. Desperdícios e fraudes são torneiras que precisam ser fechadas. Precisamos pensar também na longevidade do beneficiário”, afirmou Lacerda. Mariya lembrou que, em paralelo, é preciso dar mais foco à atenção primária ao usuário. Para atender às duas frentes, o executivo da P&G defende o trabalho em conjunto com as operadoras. “Elas têm dados de saúde operacional que, se bem utilizados pelas empresas, podem ajudar a identificar necessidades”, diz.

Fazendo a análise das informações recebidas de diversas fontes, é possível que as empresas identifiquem necessidades específicas de seus colaboradores e, a partir daí, desenvolvam programas de saúde mais eficazes. “Além disso, estas informações nos permitem focar mais nos indivíduos do que nas doenças”, defende Mariya.

Médico de família na empresa

É esta mudança nas empresas que tem levado a novas avaliações dos planos de saúde. Segundo Mariya, hoje, para atender bem às empresas, as operadoras devem buscar prestadores de serviços que resolvam o problema dos pacientes. Em paralelo, é preciso que estas empresas tenham médicos de família trabalhando internamente, para fornecer ao beneficiário a melhor informação sobre seu tratamento. 

“O ideal é que você resolva as coisas dentro de casa. Esse é o papel dos médicos de família colocados dentro das empresas. Resolver os problemas pontuais e orientar os funcionários sobre como se manterem saudáveis. O foco no passado era a doença, agora é a saúde. Devemos atuar na prevenção das doenças”, defende.

Um dos resultados dessa nova política, onde ela é implantada, é maior participação dos colaboradores nas decisões sobre sua própria saúde. Ao se manterem informados e ao compartilharem as decisões, eles ficam sabendo, por exemplo, como o dinheiro deles é gasto com planos de saúde e como isso pode ser otimizado. Para Lacerda, do SESI, trata-se de garantir a qualidade do atendimento e que chegue a todos os que fazem parte desse sistema. “O usuário muitas vezes consome o plano sem ter clareza da jornada necessária para a solução de seu problema”, diz. Aqui, entra também uma participação maior das empresas: os gestores de saúde precisam saber que problemas querem resolver, contratar o plano que melhor atenda esta necessidade e comunicar os funcionários sobre isso.  

É justamente nessa direção que caminha uma iniciativa do Sesi em parceria com a CNI, que reúne hoje 68 empresas e quase 3 milhões de vidas. Juntas, elas vêm trabalhando com governo e operadoras para criar um ambiente mais propício à saúde e, ao mesmo tempo, trocando experiências e testando novos modelos. “Temos visto operadores de saúde aceitando ser medidos, nos ajudando. O objetivo é dar saúde para os beneficiários. Ninguém questiona a viabilidade ou continuidade do benefício”, ressalta Lacerda.

Seminário vai debater soluções

Essas e outras propostas serão discutidas no II Seminário Internacional SESI de Saúde Suplementar, marcado para o próximo dia 24 de setembro, em São Paulo. O evento terá como tema central O Papel das Empresas Contratantes de Planos de Saúde na Transformação do Sistema de Saúde e trará experiências internacionais bem-sucedidas como o Employer Initiated Improvement, o Leadership & Organizing for Change, o Plano de Inovação em Saúde de Porto Rico e o Sana - plataforma de saúde móvel de código aberto com dados de saúde do paciente.

Essas experiências internacionais apresentarão mecanismos e projetos que permitem ao contratante avançar em direção à mudança do modelo de prestação de serviços de saúde baseado em volume (quantidade de procedimentos) para serviços baseados em valor (melhor saúde e menores custos).

Entre os anos de 2008 e 2016, os reajustes dos planos de saúde registraram variações anuais médias bem superiores à inflação. Em tempos de crise agravada, discutir soluções em eventos como este, é essencial para todo o mercado.


Fonte: Estadão


Linhas Financeiras

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Farmacêutico poderá prescrever remédios que não exigem receita

Categoria inclui analgésicos e antitérmicos; CFM critica a resolução

Saúde Empresarial, por Redação

Gripe pode evoluir para pneumonia viral, alerta especialista

 Com as temperaturas mais amenas, os gripes e resfriados chegaram mais cedo este ano. Mas nem todo mundo sabe diferenciar uma doença da outra.

Saúde Empresarial, por Redação

ANS debaterá Nota Técnica para monitorar preços de planos coletivos empresariais

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) anunciou que será colocada em debate a Nota Técnica de Registros de Produtos, que irá para consulta pública nos meses de abril e maio.

Deixe seu Comentário:

=