Publicado por Redação em Notícias Gerais - 13/09/2011 às 19:01:59

Em sessão instável, Bovespa fecha com perdas de 0,25%

A retração da Bolsa brasileira foi moderada pelo bom desempenho dos papéis da Vale e da Petrobras (os ativos mais negociados no pregão), principalmente da mineradora, que viu suas ações preferenciais subirem 0,92% e as ordinárias, 0,88%.

Hoje, foram os papéis mais ligados à economia doméstica que foram os maiores alvos das ordens de venda, enquanto os ativos de empresas mais vinculados a commodities tiveram um dia de "trégua".

O índice Ibovespa, o termômetro por excelência da Bolsa, alternou entre altas e baixas, mas caiu 0,25% no fechamento, batendo os 55.543 pontos. O giro financeiro foi ainda mais fraco que o pregão de ontem, em R$ 5 bilhões.

Ações de bancos, construtoras e varejistas foram as principais responsáveis pela queda vista hoje da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), na contramão do dia mais positivo nos mercados europeus e americanos.

Enquanto os principais bancos brasileiros tiveram perdas entre 0,31% (Bradesco) e 0,95% (Itaú-Unibanco), no setor varejista, os papéis da cadeia Lojas Renner desabaram 6%. Já no setor imobiliário, os ativos de Rossi, Even e Gafisa se desvalorizaram mais de 3%.

Nos EUA, o índice Dow Jones avançou 0,40%. Na Europa o "termômetro" acionário da Bolsa londrina valorizou 0,87% enquanto e o alemão Dax, outros 1,85%.

O dólar comercial teve o seu nono dia de alta (0,29%), e alcançou a taxa de R$ 1,713, o maior preço visto desde dezembro do ano passado.

Investidores e analistas ainda permanecem sob expectativa de algum tipo de solução, ainda que paliativo, que impeça a Grécia de cair em um "default" (suspensão de pagamentos). Como ressaltado por muitos economistas, a maior preocupação é que o calote do país mediterrâneo gere uma crise de confiança que prejudique ainda mais economias europeias de maior importância, a exemplo de Espanha e Itália.

"O mercado esperava que a Grécia anunciasse um calote ainda na segunda-feira. Mesmo que isso não tenha acontecido, ainda existe a expectativa de que isso ocorra nos próximos dias", comenta Marco Aurélio Etchegoyen, da mesa de operações da Diferencial Corretora.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 13.09.11
 


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Real foi a moeda que mais se valorizou desde agosto, diz BC

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou nesta quarta-feira (23), em Cingapura, que o real teve a maior valorização em relação ao dólar entre 19 países desde que o BC começou a atuar no mercado de câmbio, com leilões de dólares.

Notícias Gerais, por Redação

Nuvem da internet criará 13,8 milhões de novos empregos no mundo até 2015

A migração de serviços tecnológicos para a nuvem da internet criará 13,8 milhões de novos postos de trabalho no mundo todo nos próximos três anos, sobretudo na Ásia,

Notícias Gerais, por Redação

IPVA em São Paulo terá redução média de 3,75% em 2012

Os donos de veículos usados pagarão 3,75% menos IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para licenciar seus veículos no próximo ano.

Deixe seu Comentário:

=