Publicado por Redação em Notícias Gerais - 13/06/2013 às 10:01:33

Economia global deve crescer 2,2% em 2013, aponta Banco Mundial

No Brasil, PIB deve crescer 2,9% este ano, e 4% em 2014. Nos países de alta renda, a expansão deve ficar em 1,2%.

A economia global deve crescer 2,2% este ano e acelerar para 3% em 2014, segundo relatório do Banco Mundial (Bird) divulgado nesta quarta-feira (12). Em 2015, a perspectiva é de que o crescimento fique em 3,3%.

“Os riscos vindos das economias avançadas diminuíram e o crescimento está se firmando, apesar da contração na zona do euro. Entretanto, a retomada nos países em desenvolvimento será modesta por causa de limitações de capacidade em vários países de renda média”, aponta o Banco Mundial no relatório.

A instituição estima que os riscos diminuíram e que se inicia um período de menor "volatilidade", livre dos excessos registrados antes do colapso de 2008. "Nos dirigimos para um período de crescimento que será mais lento e também com menos flutuações", disse Andrew Burns, coordenador do relatório, lembrando que a forte expansão registrada antes da crise teve bases pouco estáveis, especialmente sobre "bolhas financeiras".

Países em desenvolvimento
Nos países em desenvolvimento, a perspectiva é que o Produto Interno Bruto (PIB) cresça cerca de 5,1% em 2013, abaixo do crescimento registrado em 2012 (2,3%) e menor que a previsão publicada em janeiro pela instituição (2,4%). Segundo o Bird, o crescimento no Brasil, Índia, Rússia, África do Sul e Turquia tem sido “segurado” por gargalos de fornecimento.

“Apesar dos riscos externos terem diminuído, o crescimento nesses países não deve chegar aos níveis pré-crise a menos que haja reformas”, afirma o estudo.

Para o Brasil, a previsão é de uma alta de 2,9% no PIB deste ano, com expansões de 4% e 3,8% nos anos subsequentes.

Países desenvolvidos
Segundo o Banco Mundial, nos países de alta renda a consolidação fiscal, as altas taxas de desemprego e a ainda fraca confiança dos consumidores e das empresas vão manter o crescimento deste ano em 1,2%, passando a 2% em 2014 e 2,3% em 2015.

Na zona do euro, no entanto, a economia deve registrar contração de 0,6% este ano, voltando a crescer em 2014 (0,9%) e 2015 (1,5%). A região foi a que teve a revisão mais significativa, já que, anteriormente, a previsão da instituição era de contração de 0,1%.

Segundo o Banco Mundial, o crescimento na Europa segue bloqueado pela baixa confiança e pela reestruturação em curso dos orçamentos e do setor bancário.

Os preços das matérias primas, cuja escalada desestabilizou a economia mundial, estão perdendo força, o que influenciou o resultado nos países exportadores

Fonte: G1


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Dólar cai ante real após aprovação de pacote na Grécia

O dólar operava em queda ante o real nesta segunda-feira, em linha com o maior apetite por risco nos mercados financeiros internacionais após a Grécia aprovar um projeto de austeridade necessário para garantir um segundo resgate e evitar um calote desordenado da dívida do país.13

Notícias Gerais, por Redação

Dilma sanciona Orçamento com receitas previstas de R$ 535 bi

Sancionada a lei do Orçamento da União para 2012, o governo estima que receitas e despesas orçamentárias neste ano devem somar R$ 2,257 trilhões, conforme publicado nesta sexta-feira (20) no "Diário Oficial da União".

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas asiáticas caem de olho em impasse de dívida nos EUA

As bolsas de valores asiáticas fecharam em baixa nesta segunda-feira, com incerteza continuada sobre como os líderes da zona do euro responderão às dificuldades dos bancos, enquanto os políticos dos Estados Unidos aparentemente fracassavam em acertar uma redução de déficit.

Deixe seu Comentário:

=