Publicado por Redação em Previdência Corporate - 08/02/2011 às 11:14:55

Dólar opera em queda; com mercado atento a inflação e IOF

SÃO PAULO – O dólar comercial opera em baixa de 0,18%, cotado a R$ 1,6770 na venda nesta terça-feira (8), com mercado atento à dinâmica para inflação doméstica e internacional, bem como à possibilidade de mudanças na tributação sobre operações financeiras.
 
Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontaram alta de 0,83% no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), frente às expectativas de 0,78%, e inflação de 0,94% no INPC (índice Nacional de Preços ao Consumidor), ambos referentes ao mês de janeiro.
 
Em visita ao País na última segunda-feira (7), o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Thimoty Geithner, pediu apoio ao Brasil para pressionar Pequim a valorizar o yuan.
 
Após dizer que o regime de câmbio chinês é um dos principais motivos para a sobrevalorização do real, ele negou que a política monetária norte-americana esteja pressionando a moeda brasileira, como reclama o ministro Guido Mantega.
 
Confirmando rumores, o governo brasileiro afirmou que estuda a possibilidade de elevar o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) das compras no exterior com cartão de crédito de 0,38% para mais de 4,0%. O objetivo é frear o consumo de produtos importados e evitar a inadimplência.
 
Agenda doméstica
Nesta sessão, destaque para os vários indicadores de inflação. Conforme levantamento da FGV (Fundação Getúlio Vargas), o IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade) do primeiro mês de 2011 subiu 0,98%, após elevação de 0,38% em dezembro de 2010.
 
Já o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor – Semanal) reverteu o ritmo de alta e desacelerou na primeira semana de janeiro, marcando inflação 1,16%. O resultado foi 0,11 ponto percentual abaixo do registrado na última semana de janeiro.
 
Cenário externo
Na China, o banco central vai ampliar em 0,25 ponto percentual suas taxas de referência sobre depósitos e empréstimos, para respectivamente 3,0% e 6,06% ao ano. Vale destacar que o governo chinês tem adotado medidas para conter a aceleração da inflação.
 
Enquanto isso, no Egito, o presidente Hosni Mubarak criou uma comissão para debater as mudanças constitucionais para as eleições de setembro. A decisão é um passo na transição coordenada pelo vice Omar Suleiman. No entanto, manifestantes continuam na praça Tahrir, no Cairo.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 08.02.11

Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Câmara aprova desoneração de INSS para empresas de mais de 10 setores

As medidas esperam estimular a geração de empregos e melhorar a competitividade das empresas brasileiras

Previdência Corporate, por Redação

Saiba quando é melhor optar pelo desconto simplificado no IR 2013

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã de hoje (14) a Operação Lavoro para combater crimes previdenciários praticados principalmente em Naviraí.

Previdência Corporate, por Redação

Plano de previdência privada garante desconto no Imposto de Renda

Quem faz a declaração completa do Imposto de Renda poderá obter desconto de até 12% em sua renda tributável, caso tenha planos de previdência privada tradicional ou PGBL.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência longe do risco

A queda das ações na bolsa neste ano - o Índice Bovespa acumula baixa de 22,39% até ontem - tem afastado até mesmo os investidores com horizonte de mais longo prazo, como os de fundo de previdência privada aberta.

Previdência Corporate, por Redação

Caixa lança novo serviço para beneficiários do INSS

A Caixa Econômica Federal lançou, nesta semana, serviço para que beneficiários do INSS possam acessar demonstrativo mensal de pagamento

Deixe seu Comentário:

=