Publicado por Redação em Vida em Grupo - 26/03/2013 às 09:33:19

Corretor pode ficar livre de custos administrativos impostos pelas seguradoras

“Ao corretor de seguro não poderá ser atribuído nenhum custo administrativo da seguradora decorrente de propostas não efetivadas”, defende o deputado Giovani Cherini (PDT-RS) no Projeto de Lei 4.976/13, que prevê alterações sobre o recebimento da comissão pelo corretor de seguros.

O texto modifica dois parágrafos da Lei 4.594/196 e acrescenta outros três, evidenciando como direito do corretor que os valores da corretagem sejam definidos no momento do fechamento ou do ajustamento do seguro.


De acordo com o PL 4.976/13, as comissões devem ser pagas pelas seguradoras, proporcionalmente aos valores recebidos. Além disso, os valores não podem sofrer outros descontos, a não ser aqueles previstos em lei ou por decisão judicial.


Contrariando a Resolução do CNSP 278/13, que obriga a devolução da comissão se houver cancelamento do seguro, Cherini propõe que, em caso de anulação da cobertura, pelo contratante ou contratado, independente das razões alegadas, a comissão paga ou adiantada ao corretor de seguros não poderá ser estornada ou restituída, salvo erros de lançamentos pela fonte pagadora, devidamente notificada ao corretor.


“Nos seguros efetuados diretamente entre o segurador e o segurado, sem interveniência de corretor, não haverá corretagem a pagar”, reforça o parlamentar.


O deputado aponta que as seguradoras continuam impondo o custeio de despesas administrativas ao corretor e faz crítica ao modelo atual. “Por mais que o sistema brasileiro seja eficiente, não é razoável que um setor que mobiliza tantos recursos seja regulado sem a participação do Legislativo, apenas com normativos infralegais editados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e, em menor escala, pelo Código Civil”, conclui.


Fonte: cqcs


Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Seguro ou Previdência, o que contratar?

Segundo o diretor presidente da Fundo Paraná de Previdência Multipatrocinada, Renato Follador, o Seguro de Vida e a Previdência Privada são produtos absolutamente diferentes, porem complementares.

Vida em Grupo, por Redação

Debatedores destacam vantagens de seguro obrigatório para corretores

Os participantes da audiência pública sobre o Projeto de Lei 6332/05, do Executivo, que institui o seguro obrigatório de responsabilidade civil para corretores deseguro e de resseguro,

Vida em Grupo, por Redação

METLIFE investe em treinamento para seus colaboradores

A MetLife, líder mundial em seguro de vida, promove um forte programa de treinamento para colaboradores, em linha com um dos pilares da companhia de desenvolver talentos internos.

Vida em Grupo, por Redação

Resseguro Online traz continuidade das particularidades do Contrato de Resseguro

O informativo do escritório Pellon & Associados - Resseguro Online - circula para parceiros, clientes e estudantes interessados num dos setores mais promissores do mercado de seguros.

Vida em Grupo, por Redação

Mercado de seguros brasileiro deve crescer 15% em 2012, projeta executivo

Para 2012, a expectativa é que o mercado de seguros brasileiro cresça 12,8%. Porém, para Bento Zanzini, diretor geral do grupo BBMapfre, pode-se esperar crescimento maior.

Vida em Grupo, por Redação

Bradesco seguros fecha 2011 com corrida e caminhada da longevidade

questão do envelhecimento da população sai das salas de reuniões e toma as ruas. Há cinco anos a Bradesco Vida e Previdência realiza o Circuito de Corrida e Caminhada da Longevidade, que já mobilizou cerca de 145 mil pessoas, com 47 edições realizadas.

Deixe seu Comentário:

=