Publicado por Redação em Notícias Gerais - 24/05/2012 às 08:53:41

Contração do setor privado da zona do euro aumenta em maio

O setor privado da zona do euro encolheu ainda mais este mês, à medida em que novos pedidos caíram, forçando empresas a atrasar a produção e cortar a força de trabalho, segundo índices de gerentes de compras preliminares (PMI, na sigla em inglês) do instituto Markit divulgados nesta quinta-feira.

E para a preocupação de formuladores de política econômica, a recessão que começou em membros periféricos menores está dirigindo-se para países centrais, como Alemanha e França, cujos crescimentos fracos têm deixado o bloco solvente.

"O enfraquecimento da produção manufatureira levou a economia da Alemanha a uma pequena contração pela primeira vez desde novembro", disse o economista sênior do Markit Tim Moore. O PMI composto da zona do euro, uma combinação dos índices dos setores manufatureiro e de serviços e visto como um guia do crescimento, caiu para 45,9 este mês ante 46,7 em abril, a menor leitura desde junho de 2009.

"A pesquisa é amplamente consistente com o Produto Interno Bruto caindo pelo menos 0,5% na região no segundo trimestre, ao passo que uma recessão crescente na periferia afeta França e Alemanha", disse o economista-chefe do Markit, Chris Williamson.

Dados oficiais mostraram que a zona do euro escapou da recessão por pouco, uma vez que a economia ficou estagnada no primeiro trimestre, apoiada por um forte crescimento na Alemanha. Mas uma pesquisa feita na semana passada prevê contração de 0,1% no atual trimestre.

Os setores de serviços e manufatureiro da zona do euro mostraram declínio da atividade num ritmo mais rápido que o esperado, apesar de as empresas cortarem preços para incentivar os negócios, de acordo com as leituras preliminares dos PMIs.

O PMI preliminar deste mês para o setor de serviços caiu para 46,5 ante 46,9 em abril, mínima de sete meses e abaixo das expectativas de 46,9. Maio é o quarto mês seguido em que o índice fica abaixo da linha de 50, que divide crescimento de contração.

Os manufatureiros mostraram um quadro similar, com o PMI caindo para 45,0, o menor nível desde junho de 2009, quando o bloco estava em recessão, e abaixo da leitura do mês passado de 45,9 e da expectativa de 46,0. O índice de produção para o setor, que guiou grande parte da recuperação do bloco na última recessão, encolheu para 44,7 ante 46,1.

Reuters News


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

País terá 4 milhões de empreendedores individuais até 2014, projeta Sebrae

O número de empreendedores individuais (EIs) - empresários com faturamento bruto de até R$ 5 mil por mês - deve chegar a 4,3 milhões em julho de 2014 e superar o total de micro e pequenas empresas, que hoje são maioria no Brasil.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil já tem 2,4 milhões de eleitores a mais que em 2010

Nas eleições deste ano, o Brasil terá pelo menos mais 2,4 milhões de novos eleitores, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Notícias Gerais, por Redação

Cidades do País têm alta de 31,2% nos investimentos em 2010

Em 2010, os investimentos nos municípios brasileiros registraram alta de 31,2%, a R$ 36,35 bilhões, conforme o anuário Multi Cidades - Finanças dos Municípios do Brasil lançado neste mês pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Notícias Gerais, por Redação

Ciclone extratropical atinge região Sul nesta sexta-feira

Um sistema de baixa pressão dará origem a uma frente fria sobre a região Sul do Brasil nesta sexta-feira, de acordo com previsão do Ciram (órgão de monitoramento climático em Santa Catarina).

Deixe seu Comentário:

=