Publicado por Redação em Previdência Corporate - 06/04/2015 às 11:57:28

Como escolher a previdência privada a partir das opções de IR

Pergunta: A que tipo de plano de previdência privada devo contribuir? Fapi, PGBL ou VGBL?

Resposta da EY: No caso do Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e do Fundo de Aposentadoria Programada Individual (Fapi), planos de caráter previdenciário, o valor das contribuições é dedutível na Declaração de Ajuste Anual, limitado a 12% do rendimento tributável incluído na base de cálculo do imposto sobre a renda na declaração. Quando do pagamento/benefício ou crédito, tributa-se a totalidade dos recursos recebidos, sendo adotado o regime de tributação conforme a opção do contribuinte. O contribuinte deve informar na ficha "Pagamentos Efetuados" no código 36 - Previdência Complementar, o valor das contribuições pagas no ano-calendário.

No caso do Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL), plano de seguro de vida com cláusula de cobertura por sobrevivência, o valor das contribuições não é dedutível na Declaração de Ajuste Anual. Quando do recebimento, tributa-se a diferença entre o valor recebido e o valor aplicado, sendo adotado o regime de tributação, conforme a opção do contribuinte. O contribuinte deve informar na ficha "Bens e Direitos" no código 97 - VGBL - Vida Gerador de Benefício Livre, a discriminação do VGBL contratado e os saldos acumulados referentes aos valores históricos dos prêmios de VGBL em 31/12/2013 e 31/12/2014, independentemente do valor.

Tendo em vista as diferentes formas de tributação, o PGBL e o Fapi são normalmente indicados para contribuintes que possuem rendimentos tributáveis e que apresentam a Declaração com opção de tributação com base nas deduções legais. Já no caso de contribuintes sem rendimentos tributáveis ou que apresentam a Declaração com base no desconto simplificado, o VGBL costuma ser a opção indicada.

Fonte: Valor Econômico


Alper Consultoria em Seguros

Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Fundos de previdência dão herança sem imposto

Criados com o objetivo de facilitar as sucessões patrimoniais, os fundos de previdência privada do tipo VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livres) permitem ao segurado eleger um ou mais beneficiários para receber o saldo acumulado em caso de morte.

Previdência Corporate, por Redação

Termina dia 31 prazo para economizar IR 2012 com previdência

Até o último dia útil deste mês os contribuintes do Imposto de Renda (IR) podem optar por fazer aportes em um plano de previdência privada para deduzir esses valores na declaração de ajuste de 2012 (ano-calendário 2011)

Previdência Corporate, por Redação

Governo veta aumento acima da inflação para aposentados

O ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência, disse nesta terça-feira (20) que o governo federal não vai dar aumento acima da inflação para os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que recebem mais de um salário mínimo por mês.

Deixe seu Comentário:

=