Publicado por Redação em Previdência Corporate - 06/04/2015 às 11:57:28

Como escolher a previdência privada a partir das opções de IR

Pergunta: A que tipo de plano de previdência privada devo contribuir? Fapi, PGBL ou VGBL?

Resposta da EY: No caso do Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e do Fundo de Aposentadoria Programada Individual (Fapi), planos de caráter previdenciário, o valor das contribuições é dedutível na Declaração de Ajuste Anual, limitado a 12% do rendimento tributável incluído na base de cálculo do imposto sobre a renda na declaração. Quando do pagamento/benefício ou crédito, tributa-se a totalidade dos recursos recebidos, sendo adotado o regime de tributação conforme a opção do contribuinte. O contribuinte deve informar na ficha "Pagamentos Efetuados" no código 36 - Previdência Complementar, o valor das contribuições pagas no ano-calendário.

No caso do Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL), plano de seguro de vida com cláusula de cobertura por sobrevivência, o valor das contribuições não é dedutível na Declaração de Ajuste Anual. Quando do recebimento, tributa-se a diferença entre o valor recebido e o valor aplicado, sendo adotado o regime de tributação, conforme a opção do contribuinte. O contribuinte deve informar na ficha "Bens e Direitos" no código 97 - VGBL - Vida Gerador de Benefício Livre, a discriminação do VGBL contratado e os saldos acumulados referentes aos valores históricos dos prêmios de VGBL em 31/12/2013 e 31/12/2014, independentemente do valor.

Tendo em vista as diferentes formas de tributação, o PGBL e o Fapi são normalmente indicados para contribuintes que possuem rendimentos tributáveis e que apresentam a Declaração com opção de tributação com base nas deduções legais. Já no caso de contribuintes sem rendimentos tributáveis ou que apresentam a Declaração com base no desconto simplificado, o VGBL costuma ser a opção indicada.

Fonte: Valor Econômico


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Previdência acumula déficit de R$ 17,4 milhões em Marília

A agência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) de Marília registrou déficit - diferença entre receitas e despesas com os pagamentos dos beneficiários- de R$ 17,4 milhões no bimestre.

Previdência Corporate, por Redação

INSS: Benefícios começam a ser pagos nesta sexta

Os aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS que recebem mais do que um salário mínimo terão o pagamento do mês de janeiro liberado a partir desta sexta-feira, (1º de fevereiro).

Previdência Corporate, por Redação

Como declarar IR sobre planos de previdência PGBL e VGBL?

Dúvida do internauta: Já pesquisei bastante, consultei diversas fontes e já tive muitas respostas, muitas vezes divergentes. A minha questão é se há a obrigatoriedade de se declarar o saldo e também os valores das contribuições a planos de previdência privada, seja na modalidade VGBL ou PGBL.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência brasileira é das mais generosas

O sistema previdenciário do Brasil está "entre os mais generosos do mundo", na opinião da revista inglesa "The Economist".

Deixe seu Comentário:

=