Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 27/09/2011 às 17:56:59

Comissão discute projeto que interioriza profissionais da área de saúde

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados realizará nesta terça-feira (27) audiência pública para discutir o Projeto de Lei 2598/07, do deputado Geraldo Resende (PMDB-MS), que obriga profissionais recém-formados na área de saúde em instituições públicas a prestar serviços em comunidades em que haja falta de profissionais em suas áreas de formação. O trabalho será remunerado.

O debate foi proposto pelo relator da proposta, deputado Danilo Forte (PMDB-CE). “Trata-se de projeto que tem o grande mérito de apontar o caminho para que o Brasil obtenha a interiorização da prestação de serviços de saúde, a fim de disponibilizar os profissionais necessários para atender a população tão carente desse direito social garantido expressamente em nossa Constituição”, disse ele.

“A carência é evidente e está a nos exigir providências todos os dias. No Brasil, o índice de profissionais de saúde por mil pessoas é de apenas 1,73, o que levou os ministérios da Educação e da Saúde a estabelecer um Plano Nacional de Educação Médica, que visa justamente maximizar a distribuição dos profissionais. Com esse Plano, o governo federal espera até 2020 ampliar em 120 mil o número de médicos formados no País e atingir a taxa de 2,5 médicos por mil habitantes”, acrescentou.

Participam da audiência pública:

- o ministro da Educação, Fernando Haddad;
- o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Milton de Arruda Martins;
- o diretor de Relações Institucionais da União Nacional dos Estudantes (UNE), André Luiz Vitral Costa;
- o 1º vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital Tavares Corrêa Lima.

Fonte: www.saudebusinessweb.com.br | 27.09.11


Seguros Pessoais

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

ANS esclarece regras de uso do Cartão Nacional de Saúde

Em relação à obrigatoriedade do Cartão Nacional de Saúde (CNS) para os atendimentos pelo SUS a partir do dia 1° de março, e pelos planos de saúde a partir do dia 05 de junho, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) esclarece que:

Deixe seu Comentário:

=